Android Geek
O maior site de Android em Português

O Google vai apagar automaticamente os dados que tem sobre os utilizadores

Android Dashboard, a procura pelo nosso bem-estar digital O Google preocupa-se com nosso bem-estar digital, e é por isso que desenvolveu uma série de recursos que facilitarão o nosso dia-a-dia. Essa decisão é semelhante ao feito no Android Pie, dando aos utilizadores ferramentas para controlar o tempo que passam com o smartphone, antes de falarmos de um problema de vício no smartphone, ou pelo menos antes de ser considerado um problema normal.

O Google sabe que um dos dilemas que podem ser enfrentados a médio prazo é a importância que a privacidade está a ganhar junto dos seus consumidores, clientes e utilizadores. E como não é bom esperar por problemas, decidiu lançar uma opção que  permite excluir os dados que têm sobre nós automaticamente.

 

Essa decisão é semelhante ao feito no Android Pie, dando aos utilizadores ferramentas para controlar o tempo que passam com o smartphone, antes de falarmos de um problema de vício no smartphone, ou pelo menos antes de ser considerado um problema normal.

Apagar os nossos dados automaticamente

Embora não seja algo que preocupe a maioria das pessoas que usam produtos do Google, se um utilizador quiser, já pode excluir os dados indo até ao seu perfil. Lá é possível eliminar o nosso histórico de navegação, os dados que as aplicações têm de nós e histórico de locais.

Agora o Google aumenta as possibilidades permitindo a eliminação automática desses dados de vez em quando. Haverá duas opções, uma que irá apagá-loa a cada 3 meses e outra que será feita a cada 18 meses.

Para isso temos que ir à nossa conta e entrar na secção de gestão de dados. Lá podemos ativar essa exclusão automática dos dados do histórico de navegação no Chrome, os dados que as aplicações têm de nós e o histórico de localização do Google Maps.

 

Esta opção ainda não foi implementada, mas já foi anunciada e será disponibilizada gradualmente a todos os utilizadores das Contas do Google nas próximas semanas.

Podemos ter mais dados no Google I / O, de 7 a 9 de maio, em Mountain View (Califórnia).