Google quer trazer o recurso de privacidade mais polémico do iOS para o Android

5 foi lançado nesta primavera e estreou um recurso controverso que foi desenhado para proteger a privacidade do utilizador.

O recurso denominado App Tracking Transparency requer que os programadores necessitem de permissão explícita dos utilizadores para aceder a todas ou parte das suas informações. O Google quer implementar um recurso semelhante no Android.

O iOS 14.5 foi lançado nesta primavera e estreou um recurso controverso que foi desenhado para proteger a privacidade do utilizador. Este recurso denominado App Tracking Transparency requer que os programadores necessitem de permissão explícita dos utilizadores para aceder a todas ou parte das suas informações. O Google quer implementar um recurso semelhante no Android.

Esta função limita claramente a capacidade dos programadores recolherem informações para criar perfis de utilizador e a vendam para a propagação de anúncios personalizados, algo que o Facebook faz muito e gostava de continuar a explorar.

Parece que o Google acha que a nossa privacidade, ou pelo menos o nosso poder sobre ela vale a possibilidade de "comprar uma guerra" com Zuckerberg e seus Muchachos.

O Google vai trazer esse recurso do iOS para o Android

Android 12

 

No caso do iOS 14.5, esta função permite que o utilizador escolha se existem determinadas aplicações com as quais não deseja partilhar informação. O Google vai apostar num sistema diferente do iOS, pois vai introduzir um interruptor com o qual podemos interromper totalmente o rastreio ou recolha de dados.

As janelas pop-up do iOS não serão exibidas nem pop-ups para cada aplicação individualmente quando as abrimos no nosso smartphone Android. Esta opção também não pode ser gerida com cada aplicação individual, mas podemos desativar o rastreio completamente no telefone.

Relacionado:  Como ativar a protecção ocular em smartphones Samsung

Esta nova função deve ser lançada no final deste ano numa atualização dos serviços do Google Play. O que vai fazer será remover o id de anúncio de utilizadores que decidam que não querem que os seus dados sejam recolhidos. Assim, os anunciantes não poderão usar os dados que recolheram sobre nós e enviar anúncios personalizados.

Há já algum tempo que se especula sobre a possibilidade de o Google introduzir esta função no Android, mas não se sabia se alguma vez chegaria, pois afeta o próprio negócio de publicidade da empresa.

Parece que decidiram introduzi-la, e será lançada em várias fases até ao final do ano e os telefones Android 12 poderão usá-la no início do próximo ano. .

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!