Google Chrome recebe algumas novas funcionalidades de IA no dispositivo

Vamos ver mais de perto o que estas novas funcionalidades implicam! Não é segredo para ninguém que navegar na web pode, por vezes, ser tão perigoso como divertido.

O Google Chrome acaba de anunciar algumas novas funcionalidades que fazem uso da inteligência artificial no dispositivo. Isto vem na sequência de algumas atualizações significativas das definições de segurança e privacidade do navegador. Vamos ver mais de perto o que estas novas funcionalidades implicam!

Não é segredo para ninguém que navegar na web pode, por vezes, ser tão perigoso como divertido. Há muitas maneiras de intervenientes mal intencionados conseguirem o nosso dinheiro ou os nossos dados e por vezes ambos.

É por isso que o Google utiliza a aprendizagem de máquina para tornar o seu navegador Google Chrome melhor e mais seguro.

Agora, num novo post no seu blogue, o gigante da tecnologia anunciou algumas novas funcionalidades de IA que estão a chegar ao nosso navegador favorito. E, como o Google sublinhou, todas estas actualizações utilizarão modelos de aprendizagem de máquina no dispositivo, pelo que a informação ficará e será processada no seu dispositivo.

Chrome vai fazer previsões com aprendizagem de máquina no dispositivo

As notificações de sites podem ser muito úteis, especialmente se se quiser manter actualizado sobre o conteúdo de uma fonte em particular. Mas, na sua maioria, são apenas um incómodo (por isso é que as desativamos em AndroidGeek.pt). O Chrome pode prever, com base nas suas escolhas anteriores, quando é pouco provável que conceda a um website autorização para enviar notificações. Como resultado, pode bloquear estes incómodos avisos de notificação que aparecem quando visita uma página web pela primeira vez.

Google Chrome recebe algumas novas funcionalidades de IA no dispositivo 1

No próximo lançamento do Chrome, através de um novo modelo de aprendizagem de máquina, estas previsões irão acontecer directamente no dispositivo sem que o navegador envie informações para os servidores da Google. Além disso, em Março, a Google lançou um novo modelo de aprendizagem de máquina para o Chrome que, segundo o gigante tecnológico, detecta 2,5 vezes mais potenciais sítios maliciosos e ataques de phishing do que o anterior. Por outras palavras, a navegação é mais segura, e os seus hábitos de navegação tornar-se-ão um pouco mais privados – com menos anúncios indesejados a segui-lo pela web.

As páginas em Journeys são agora automaticamente traduzidas para a língua que preferir

O Google anunciou também que o Chrome utiliza agora um modelo AI de identificação linguística actualizado, que, com base nas suas preferências, sabe se uma página em Journeys precisa ou não de ser traduzida. O gigante tecnológico partilhou que, graças a este modelo actualizado, é “ver todos os dias dezenas de milhões de traduções com”. Journeys é uma funcionalidade no Chrome que, ao utilizar IA, agrupa o seu histórico de pesquisa com base em determinados tópicos.

Uma barra de ferramentas que corresponda às suas preferências.

Algo que o Big G entende é que cada um de nós tem hábitos diferentes. Enquanto navega, o Chrome vai agora utilizar a aprendizagem de máquina para descobrir o que prefere fazer, e vai ajustar a barra de ferramentas em tempo real para mostrar a acção “que é mais útil naquele momento” Por exemplo, poderá mostrar-lhe o botão para partilhar uma ligação, o botão para pesquisa de voz, etc.

Google Chrome gets a few new on-device AI features

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares e o nosso preferido. É uma boa notícia que o Google continue a melhorá-lo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!