Google Chrome 94 Beta apresenta WebGPU e Apple Metal

No Chrome 94 beta, o Google adicionou suporte para a nova WebGPU API de substituição de WebGL / WebGL2 e também adicionou suporte para a API de metal da Apple.

No recente anúncio da versão beta do Google Chrome 94, a próxima actualização do navegador de secretária do Google, de acordo com o 9to5Mac. No Chrome 94 beta, o Google adicionou suporte para a nova WebGPU API de substituição de WebGL / WebGL2 e também adicionou suporte para a API de metal da Apple. De acordo com a descrição do Google, WebGPU é uma API gráfica Web mais avançada que pode aceder a hardware GPU para trazer melhor desempenho à interface de imagem construída digitalmente de websites e aplicações Web. A principal diferença entre WebGPU e outras APIs de aceleração gráfica da web é que a nova API é baseada em tecnologias de dispositivos nativos tais como Apple Metal, Microsoft Direct3D ou o padrão aberto Vulkan. Com a nova implementação WebGPU, os programadores web podem criar mais facilmente aplicações e jogos web com um melhor desempenho gráfico.

Google Chrome 94 Beta apresenta WebGPU e Apple Metal 1

O WebGPU API é o sucessor do WebGL e do WebGL2 APIs gráficos para a web. Fornece características modernas tais como "GPU compute", bem como um acesso mais baixo a hardware GPU e um desempenho melhor e mais previsível. Isto é uma melhoria em relação às interfaces WebGL existentes, que foram concebidas para desenhar imagens mas só podiam ser reutilizadas para outros tipos de cálculos com grande esforço.

De acordo com o Google webGPU expõe capacidades de computação gráfica modernas, especificamente Direct3D 12, Metal, e Vulkan, para realizar operações de imagem e computação numa unidade de processamento gráfico (GPU) construídas digitalmente. As vantagens da WebGPU em relação às tecnologias anteriores incluem: Gestão separada de recursos, preparação de trabalhos, e envio para a GPU.

Relacionado:  Smartphone dobrável do Google será lançado este ano sob a linha Pixel

Os estados das condutas funcionam de forma semelhante aos APIs do sistema operativo. Grupos de encadernação que permitem aos controladores gráficos realizar os preparativos necessários antes de a imagem ser construída digitalmente. Apple Metal é um API introduzido em 2014. Por outras palavras, as aplicações podem aceder à GPU sem sobrecarregar a CPU, que era uma das limitações de APIs mais antigas, tais como OpenGL.

O Metal fornece uma plataforma API optimizada de baixo custo para o desenvolvimento das mais recentes aplicações profissionais 3D e jogos surpreendentes usando uma linguagem de sombreamento rica com uma integração mais estreita entre gráficos e programas de computação. Para o ajudar a fazer mais enquanto gere um código shader cada vez mais complexo, Metal adiciona um conjunto inigualável de ferramentas avançadas de depuração GPU para ajudar a realizar todo o potencial do seu código gráfico.

O navegador Chrome pronto para o consumidor com WebGPU e WebCodecs pré-iniciados não deverá ser activado por defeito para todos os utilizadores Chrome até ao início de 2022., como reportado pelo The Verge.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!