Alexa vai usar Inteligência Artificial para falar mais alto se houver ruído

Mas também usam isto para melhorar o funcionamento, e foi exactamente isso que aconteceu com o Alexa, uma vez que o assistente virtual está a lançar uma nova funcionalidade que tornará os utilizadores mais capazes de ouvir a sua voz apesar do ruído de fundo.

A inteligência artificial é uma parte fundamental de dispositivos como Google Home ou Amazon Echo, e tanto o Google Assistant quanto a Amazon Alexa a usam para ajudar a realizar suas tarefas do dia-a-dia e resolver os seus problemas. Mas também usam isto para melhorar o funcionamento, e foi exactamente isso que aconteceu com o Alexa, uma vez que o assistente virtual está a lançar uma nova funcionalidade que tornará os utilizadores mais capazes de ouvir a sua voz apesar do ruído de fundo. A Alexa falará mais alto se detetar que há ruído na sala.

Alexa vai usar Inteligência Artificial para falar mais alto se houver ruído 1

Esta função é semelhante ao modo sussurro que a empresa lançou há muito tempo, com a qual Alexa respondia sussurrando se fizessem uma pergunta dessa forma, o que era muito útil para não fazer barulho.

Esta é uma característica muito interessante, uma vez que existem algumas situações em que não é possível reduzir o ruído ambiente na sua casa, e nesses momentos pode ser um incómodo ter de aumentar o volume do Alexa para uso ocasional.

Os dispositivos com capacidade Alexa têm agora a opção de volume Adaptativo. O volume adaptativo é uma nova característica que emprega inteligência artificial para elevar a voz do assistente virtual se for detetado ruído nas proximidades, para que se possa ouvi-lo claramente.

Esse recurso só chegou aos Estados Unidos, The Verge, e pode ser activado dizendo Alexa “ligue o volume adaptativo”. Neste momento, não se sabe a que regiões se irá chegar.

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Inteligência artificial é um termo que gira em torno da ideia das máquinas serem capazes de realizar tarefas normalmente associadas a seres vivos, tais como ter capacidades de comunicação ou sentir o que os rodeia. A inteligência artificial é também conhecida como aprendizagem de máquinas ou um cérebro artificial

O termo inteligência artificial foi usado pela primeira vez em 1956 por John McCarthy, mas só nos anos noventa é que se popularizou quando empresas como a IBM e a Apple Inc. se dispuseram a investir dinheiro e recursos no desenvolvimento da sua tecnologia

Pode argumentar-se que temos vindo a falar de inteligência artificial há muito tempo e só recentemente é que este termo se tornou tão popular. Isto porque aquilo a que costumávamos chamar IA era na realidade apenas poder computacional e gestão de bases de dados.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!