Android Geek
O maior site de Android em Português

Google celebra o 50º aniversário da chegada do homem à Lua

Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins inspiraram-nos a querer saber mais sobre o espaço e a vida na terra. Um espírito semelhante de curiosidade e exploração sempre foi fundamental para o Google, através da missão de tornar o universo do conhecimento acessível a pessoas em todo o mundo.

A Missão Apollo 11 comemora 50 anos e ao longo do mês de Julho, a Google irá lançar uma série de experiências para celebrar o 50º aniversário da chegada do homem à Lua. 

Quando os astronautas pisaram a lua há 50 anos, foi um triunfo tecnológico que despertou a curiosidade em todo o mundo. Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins inspiraram-nos a querer saber mais sobre o espaço e a vida na terra.

Um espírito semelhante de curiosidade e exploração sempre foi fundamental para o Google, através da missão de tornar o universo do conhecimento acessível a pessoas em todo o mundo. Para assinalar este marco da história da humanidade o Google disponibiliza novas formas de aprender mais sobre este momento histórico, incluindo novas perspectivas e estórias que revelam pessoas menos conhecidas que também tornaram este feito possível.

A partir de hoje, em colaboração com o Smithsonian National Air e o Space Museum, é possível olhar de perto para o módulo de comando que transportou Armstrong, Aldrin e Collins à Lua. Basta fazer uma pesquisa por “Apollo 11” a partir de um dispositivo móvel compatível com realidade aumentada. Aí, irá aparecer a opção para ver o módulo em 3D em que é possível fazer aproximações visuais e vê-lo de todos os ângulos. É mesmo possível trazer o módulo de comando para o seu espaço (seja quarto, cozinha, qualquer local onde o utilizador possa estar) com a realidade aumentada e ter uma sensação mais próxima do seu tamanho. No final do mês, será possível fazer o mesmo com o fato espacial de Neil Armstrong e examinar o que os astronautas usavam na superfície lunar.

 

Google celebra o 50º aniversário da chegada do homem à Lua 1

 

Também é possível explorar 20 novas histórias visuais relacionadas com a missão à Lua, a partir da Pesquisa. Sempre que fizerem uma pesquisa relacionada com o espaço - como “Apollo 11”— num telemóvel, verão histórias do Smithsonian sobre a missão, o foguetão e as pessoas que tornaram possível este feito. Cada história está acompanhada de novos fotografias, vídeos e informação.

 

 

Uma das histórias inspiradoras foi a de Margaret Hamilton, conhecida por ter ajudado a criar o termo “engenharia de software” e por ter desenvolvido o software de bordo para a Apollo 11. Entre outras funções, este software garantia que o sistema do módulo lunar da Apollo 11 conseguia gerir a informação que ia recebendo e o fazia pousar de forma segura na superfície lunar.

 

See here

See here

See here

See here

See here

Detalhe da luva EVA de Neil Armstrong -  Apollo 11 – Descubra o mistério das manchas cinzentas na luva Apollo. Aqui

Veja a reparação em curso ao rasgão no  recipente de acessórios médicos - Smithsonian Conservation intern Meghann Kozak.

Veja como o Smithsonian está a preservar os artefatos do módulo espacial Columbia aqui.

Documento do clérigo do século XVII, John Wilkins, que ficou entusiasmado com as novas descobertas telescópicas e começou a meditar sobre uma possível ida à lua e a sua habitabilidade. Leia mais coisas sobre as origens do interesse da humanidade na Lua.

O astronauta Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar caminha na superfície da lua muito  próximo da perna do módulo lunar. Conheça melhor como aconteceu a aterragem na Lua.

Reatha Clark King,  uma física-química e investigadora principal no National Bureau of Standards (NBS), foi contratada para trabalhar com a NASA para estudar determinados  produtos químicos com especial interesse para os sistemas de combustível dos foguetões. Conheça mais sobre os milhares de pessoas que ajudaram o homem a chegar à Lua.

Imagens

Imagens

Imagens

Imagens

Imagens

O Google Arts & Culture tem 40 novas exposições sobre a Apollo 11, como as reflexões de Walter Cronkite’s sobre os primeiros passos da humanidade, como colocar um fato espacial, ou como guardar a comida para a viagem. Há muita coisa para aprender – o interior do módulo de comando é um bom lugar para tomar notas.

E há ainda mais: a partir do dia 15 de Julho, o Google Earth vai passar a ter vários novos tours e passatempos para vai ajudar os utilizadores a explorarem visualmente mais coisas sobre a missão à Lua, sobre a NASA e sobre o mundo da exploração espacial.

O espaço foi sempre uma das paixões da Google , quer seja, ajudando os utilizadores a explorarem a Estação Espacial Internacional através do Street View, a celebrar a primeira foto de um buraco negro ou simplesmente a satisfazer a sua curiosidade na Pesquisa da Google. Tente pesquisar por "lua" no Google Fotos para ver imagens do nosso satélite vizinho. Façam perguntas ao Google Assistente para conhecer mais curiosidades sobre a Lua, como por exemplo, quais os desportos que foram jogados na superfície. E não deixem de visitar o Google.com no dia 20 para outra surpresa especial relacionada com a  Lua.

A Apollo 11 continua a ter um impacto profundo na história do nosso planeta. Esperamos que seja apenas o início das suas explorações espaciais. 🚀

 

 

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais