Google Assistant muda para escuro no Android 13. Não é Bug

Eis o que precisa de saber sobre esta mudança. O que mudou?

Muitos utilizadores de Android a testar o Android 13 ficaram surpreendidos quando viram o Assistente mudar abruptamente para um tema escuro, pensando que se tratava de um Bug. Contudo, a Google confirmou que o modo escuro para o Assistente é intencional e faz parte do seu plano para fazer com que os seus produtos se sintam “mais consistentes” em todo o seu ecossistema. Eis o que precisa de saber sobre esta mudança.

Google Assistant muda para escuro no Android 13. Não é Bug 1

O que mudou?

A coisa principal que mudou com o Assistente é a transição para um tema escuro mesmo que o telefone use um tema claro. Isto significa que se o seu telefone estiver em modo claro, o Assistente mudará , ainda assim, automaticamente para o modo escuro. Esta mudança causou alguma confusão entre os utilizadores, pois muitos pensavam que se tratava de um bug. Contudo, a Google confirmou desde então que a mudança é intencional e faz parte do seu plano para fazer com que os seus produtos se sintam mais consistentes em todo o seu ecossistema.

Porque é que o Google fez a alteração?

A Google diz que a principal razão para fazer esta mudança é criar uma experiência mais consistente para os utilizadores em todo o seu ecossistema. Ao tornar o Assistente escuro, torna a experiência global mais uniforme. Além disso, a Google observa que o modo escuro também pode ajudar a poupar a vida útil da bateria nos dispositivos com visores OLED.

Um bug do Google Assistant no Android 13 que uma vez foi reportado revelou-se na realidade uma característica planeada.

De acordo com um tweet recente de Artem Russakovskii, o Google Assistant que aparece constantemente em modo escuro no Android 13 é pretendido pela empresa (via Android Police).

O “problema” foi detectado pela primeira vez em Agosto pelos utilizadores quando o Android 13 começou a ser lançado.

Outros utilizadores no Twitter também assinalaram que a questão surgiu na versão beta do Android 13.

Um post feito por um membro do Google no seu Issue Tracker confirma que o Google Assistant muda para o modo escuro, e que é uma característica planeada.

A partir de 31 de Outubro, a questão foi marcada como “Won’t Fixed (Intended Behavior)”, e os utilizadores ainda estão descontentes com o desenvolvimento. Com isso, o Googler declarou: “O Google Assistant tenta regularmente novas ideias para ver o que funciona e o que poderia funcionar melhor. Isto inclui formas de fazer com que os nossos produtos pareçam e se sintam consistentes em todo o nosso ecossistema de produtos”.

Para oferecer uma experiência visual mais útil em todos os seus dispositivos, incluindo o Pixel Watch e Google TV, quando se usa o Assistente no telemóvel, o modo claro deixará de estar disponível. Terá agora uma aparência escura, mesmo que tenha o tema Escuro desligado nas configurações do seu telemóvel.

Como o Google procura levar uma das suas ofertas centrais mais proeminentes numa direção mais uniforme entre todos os seus dispositivos, não há nada que os utilizadores possam fazer para a alterar, infelizmente. No entanto, alguns utilizadores sugeriram que o Google faça do tema escuro do Assistente o tema por defeito, mas ainda assim permita alterá-lo se assim o desejarem.

Conclusão

Se é um utilizador Android que prefere o modo claro para o seu dispositivo mas notou que o seu assistente Google começou a aparecer no modo escuro, não está sozinho. Muitos utilizadores relataram que isto ocorreu depois de terem atualizado os seus telefones para o Android 13, pensando que se tratava de um bug. No entanto, o Google confirmou desde então que o tema escuro para o Assistente é intencional e faz parte do seu plano para fazer com que os seus produtos se sintam “mais consistentes” em todo o seu ecossistema.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!