Android Geek
O maior site de Android em Português

Google apresenta: Android Auto

A Google apresentou ontem uma versão do sistema Android adaptada para carros, durante a sua conferência anual para desenvolvedores Google I/O, em San Francisco. A plataforma, chamada de Android Auto, conta com o apoio de 40 fabricantes em todo o mundo, como Audi, Chevrolet, Fiat, Ford, Honda e Hyundai. O sistema de informação e entretenimento automotivo tem integração com smartphones Android e procura levar a experiência móvel para os veículos num painel sensível ao toque.

O Android Auto traz aplicações importantes para quem conduz como é o caso do Google Maps, que irá guiar o utilizador pelas ruas, e o Google Now, que será capaz de obedecer a comandos de voz. Com esta última função, será possível ditar mensagens de texto e os SMS recebidos serão lidos para o motorista, evitando que ele precise de tirar a mão do volante para mexer no smartphone. Também há suporte a aplicações de streaming de música para que seja possível aproveitar o som do Spotify, Deezer ou Pandora nos altifalantes do carro.

O Android Auto vai correr aplicações criados a partir de um SDK que será divulgado pela Google em breve.

O projeto Android Auto foi criado a partir do Open Automotive Allicance, iniciativa da Google com fabricantes de automóveis e com a Nvidia para levar o sistema Android aos veículos e melhorar a experiência de condução com aplicações úteis para o motorista.

Confere abaixo a lista completa de parceiros da Google no seu projecto de levar o Android para veículos.

 

 

Ainda não há previsão de lançamento de automóveis com o Android Auto, já que plataforma ainda está em fase embrionária. Vale a pena lembrar que em 2010, foi lançado na China o primeiro carro com sistema Android chamado de Roewe 350. Esse modelo tem Android 2.1 num painel electrônico que corre uma aplicação de GPS que mostra a situação do trânsito em tempo real. Também é possível correr DVDs e navegar na web.

Concorrentes - A Apple e a Microsoft já anunciaram que irão levar seus respectivos sistemas iOS e Windows para os carros. A Apple tem o CarPlay, que exerce funções semelhantes às do Android Auto, porém, integrando-se exclusivamente com iPhones e iPads, e a empresa firmou parcerias com grandes fabricantes do segmento premium, como Ferrari, Mercedes-Benz, Volvo, Nissan, Jaguar/Land Rover/BMW e General Motors (sim, a GM terá carros com integração com Android e outros com iOS).

A Microsoft, de certo modo, já está presente neste mercado, uma vez que Ford, Nissan e Fiat usam sistemas baseados no Windows. Ainda assim, a empresa anunciou em abril deste ano, durante a sua conferência para desenvolvedores Build, que levaria o Windows para veículos de uma forma mais inteligente e com o visual da interface Modern (inicialmente chamada de Metro). "Rival” do CarPlay, o sistema da Microsoft deverá estar presente em carros da Volkswagen, da Toyota e da Honda, entre outros fabricantes no futuro.

 

Confe o vídeo de divulgação do Android Auto.

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link