Android Geek
O maior site de Android em Português

Gmail comemora 15 anos com o lançamento de novas funcionalidades

  Post de Tom Holman, Senior Product Manager, Gmail   Em 2004, o e-mail era muito diferente do que é atualmente. As caixas de entrada foram ultrapassadas pelo spam, e não existia uma maneira fácil de pesquisar a caixa de entrada ou as mensagens arquivadas.

Hoje celebram-se 15 anos de inovações no Gmail e o Google apresenta novas funcionalidades que prometem trazer ainda maior eficiência e apoio, nomeadamente: 
 
 - Escrita inteligente para dispositivos Android e com suporte para novos idiomas, incluindo português e a possibilidade de agendamento de envio de emails 
 

Informação detalhada no post abaixo: 

Post de Tom Holman, Senior Product Manager, Gmail
 
Em 2004, o e-mail era muito diferente do que é atualmente. As caixas de entrada foram ultrapassadas pelo spam, e não existia uma maneira fácil de pesquisar a caixa de entrada ou as mensagens arquivadas. Além disso, era necessário apagar, constantemente os e-mails para respeitarmos o limite de armazenamento. Nessa altura, criaram o Gmail para resolver estes problemas, e hoje em dia, o Gmail transformou-se num produto no qual 1,5 mil milhões de utilizadores confiam as suas coisas do dia a dia. Hoje, para assinalar o décimo quinto aniversário da plataforma, estamos a fazer uma retrospectiva do que foi feito e do que há ainda para fazer no futuro.

Diferente desde o Dia 1.

No dia 01 de Abril de 2014, lançaram o Gmail (e não era uma mentira). Tinha o poder da Pesquisa Google integrada e agrupava as mensagens em conversas, facilitando a sua localização e a respetiva resposta. Também era possível armazenar 1 GB de dados gratuitamente, quase 100 vezes mais do que era possível naquela altura. Não admira que o mundo tenha pensado que era uma brincadeira do dia 01 de Abril...

image.png


Também nesta altura, o spam era um problema sério. O Gmail bloqueava o spam antes mesmo de chegar à caixa de entrada e criou uma forma dos utilizadores denunciarem spam sempre que o identificassem de forma a ajudar a tornar o e-mail mais seguro. Ao longo dos anos, aperfeiçoaram os recursos de filtragem de spam com inteligência artificial e hoje, a inteligência artificial ajuda a bloquear perto de 10 milhões de e-mails de spam a cada minuto.

 


Vídeo que mostra como em 2001 o Gmail combatia o spam

Quando o Gmail foi lançado, os primeiros smartphones equipados com o Android ainda estavam a anos de distância. Como os dispositivos móveis tornaram-se omnipresentes, o Gmail evoluiu da versão para PC para também funcionar nos telefones ou tablets, ajudando o utilizador a fazer mais enquanto está em movimento. A funcionalidade de categorizar a caixa de entrada do Gmail foi a primeira e grande novidade do género, pois ajudava o utilizador a organizar as mensagens por categoria, para que fosse possível analisar, rapidamente, o que havia de novo na caixa de entrada. Os recursos disponibilizados pela Inteligência Artificial, como a Escrita Inteligente e o Nudges, ajudaram o utilizador a responder com mais rapidez e a manter o controlo das suas tarefas.

 

O que se segue no Gmail

Ao longo dos últimos 15 anos o Gmail tem evoluído bastante. Antes de soprarmos as velas, seguem-se algumas das novas funcionalidades que estão a caminho:

Em primeiro lugar, estamos a tornar o Gmail ainda mais útil. O utilizador já pode ter, inclusivamente, começado a utilizar a Escrita Inteligente, uma funcionalidade dotada de Inteligência Artificial que permite escrever e-mails de uma forma mais rápida. Esta funcionalidade já poupou as pessoas de digitar mais de mil milhões de caracteres por semana - o que é suficiente para preencher as páginas de 1.000 cópias de "O Senhor dos Anéis". Hoje, estamos a atualizar a Escrita Inteligente para incluir mais idiomas (espanhol, francês, italiano e português) e trazê-lo para o Android (anteriormente, só estava disponível nos dispositivos Pixel 3), e para iOS, muito em breve.

A Escrita Inteligente  está também a ficar, ainda mais "inteligente".Vai personalizar sugestões para o utilizador. Também vai poder sugerir um título para o assunto com base no e-mail que o utilizador escreva.

 

SMART_COMPOSE_PERSONALIZED_GREETINGS_MOBILE.gif SMART_COMPOSE_SUGGESTED_SUBJECT_DESKTOP.gif

De seguida, o utilizador pode decidir quando o seu e-mail será enviado. Hoje, adicionamos um novo recurso que permite agendar o envio de e-mails na data ou hora mais apropriada, o que é bastante útil caso o utilizador esteja a trabalhar num fuso horário diferente ou se quiser evitar interromper as férias de alguém.

SHEDULE_SEND_MOBILE (1).gif                           SCHEDULE_SEND_DESKTOP.gif



Finalmente, o utilizador pode levar a cabo algumas ações sem sair da sua caixa de entrada. Pode responder a um tópico de comentários no Google Docs, navegar por recomendações de hotéis e muito mais diretamente no seu e-mail. Desta forma, não é necessário abrir uma nova janela ou aplicação para realizar as suas tarefas.

[Recommend to use] Dynamic_email_Google Docs(Birthday) (1).gif

Podem ter lançado o Gmail no Dia das Mentiras, mas os últimos 15 anos não foram, de todo, uma mentira. E estamos ansiosos por o que está para vir.

 

 

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link