GeekBench quer banir o Tab S8 das suas tabelas por causa do GOS

Isto segue-se à retirada de várias séries Galaxy das tabelas de Benchmark do GeekBench devido à polémica com o recurso Game Optimization Service, também conhecido como GOS. Continue a ler para saber mais…

Fãs da Samsung, parece que a vossa marca favorita está novamente em apuros. De acordo com a base de dados Geekbench, o Samsung Galaxy Tab S8 é o próximo a ser punido pela aplicação de benchmark. Isto segue-se à retirada de várias séries Galaxy das tabelas de Benchmark do GeekBench devido à polémica com o recurso Game Optimization Service, também conhecido como GOS. Continue a ler para saber mais…

Não importa se os consumidores utilizam ou não os seus smartphones em todo o seu potencial, ninguém gosta de ouvir afirmações enganosas sobre o desempenho de um telefone. Estamos a falar do problema do estrangulamento de desempenho de vários equipamentos Samsung e neste caso do novo tablet da Samsung.

A aplicação Game Optimizing Service (GOS) da Samsung, que veio pré-instalada em alguns dos seus dispositivos, foi dita estar a limitar o desempenho de mais de 10.000 aplicações, segundo a marca , apenas jogos.

Isto significa que o CPU e a GPU não estavam a funcionar em todo o seu potencial, e o ecrã não era tão vibrante como a Samsung tinha prometido. No passado, os utilizadores podiam contornar a aplicação GOS, mas a última actualização One UI da Samsung tornou isso impossível.

A Samsung argumentou que pôs em prática estes controlos de desempenho para evitar atrasos e melhorar a gestão da temperatura para evitar o sobreaquecimento dos dispositivos, e até agora não admitiu que quaisquer aplicações para além de jogos fossem também afetadas.

O Android Police descobriu que o GOS é um sistema sofisticado que considera múltiplos fatores, incluindo a temperatura e a taxa de enquadramento esperada ao limitar o desempenho. A Samsung está agora a lançar uma actualização que permitirá desativar o GOS se assim o desejarem.

Ainda assim, a impressão geral era que a Samsung estava a ser desonesta, especialmente porque as aplicações de benchmarking estavam excluídas da lista de aplicações que eram controladas por GOS, e isto significava que estavam a sobrestimar o desempenho quotidiano dos telefones, pelo menos na utilização daquelas 10.000 aplicações/jogos.

Como resultado, o Geekbench retirou os últimos quatro smartphones da série Galaxy S, incluindo a série Galaxy S22 de 2022, e parece que a linha Galaxy Tab S8 será a próxima. Aparentemente o GOS também afetou o desempenho da última série de tablets da Samsung.

Geekbench está agora pronto para mostrar a porta de saída ao Galaxy Tab S8 por causa do malfadado GOS

Quando a aplicação Geekbench é renomeada como o jogo Genshin Impact para enganar o sistema a pensar que não é uma ferramenta de benchmarking, as pontuações de um e múltiplos núcleos caem drasticamente. Isto é verdade para os três Tab S8 – Tab S8, S8 Plus, e S8 Ultra – mas modelos mais antigos como a Tab S7 e a Tab S5e não foram afetados. Quaisquer diferenças mencionadas na tabela abaixo estão dentro da margem de erro esperada.

Ferramentas de benchmarking como o Geekbench podem ter sobrestimado o desempenho do Tab S8

Benchmarking tools like Geekbench may have been overestimating the performance of the Tab S8 - Samsung Galaxy Tab S8 next in line to be punished by Geekbench

O desempenho dos tablets não é tão limitado pelo GOS, provavelmente porque há mais espaço para a dissipação de calor devido ao seu maior tamanho, o que mais uma vez solidifica a teoria de que a principal intenção da Samsung era manter as coisas a funcionar sem problemas.

Afinal, a Samsung não é o primeiro fabricante a fazer isto. A OnePlus e Apple também foram considerados culpados de comportamento semelhante no passado.

O Geekbench não se podia preocupar menos com a intenção das marcas e está pronto para remover a linha Galaxy Tab S8. Isto em nada afetará os consumidores ou o facto de os novos Tablets da Samsung serem provavelmente os melhores de 2022. No entanto, irá certamente afetar a reputação da Samsung.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!