Gboard agora suporta 500 idiomas em mais de 40 sistemas de escrita

O Google revelou que a sua aplicação de teclado Gboard agora suporta 500 idiomas em mais de 40 sistemas de escrita. Alguns dos idiomas mais recentes adicionados ao Gboard incluem Pidgin e Balinese Nigerianos. A Google também mencionou como pretende adicionar um novo idioma à aplicação de teclado.

O Google revelou que a sua aplicação de teclado Gboard agora suporta 500 idiomas em mais de 40 sistemas de escrita. Alguns dos idiomas mais recentes adicionados ao Gboard incluem Pidgin e Balinese Nigerianos. A Google também mencionou como pretende adicionar um novo idioma à aplicação de teclado.

Gboard

O Gboard tornou-se uma peça fundamental no Android num curto período de tempo após o seu lançamento, oferecendo uma sólida experiência de escrita e muitos recursos extras. Agora a Google revelou que a aplicação de teclado suporta 500 idiomas. Este marco significa que mais de 90% do planeta pode usar o Gboard para escrever no seu idioma, segundo o blog oficial do Google. Esta é uma conquista importante, já que os dez idiomas mais comuns são falados por metade da população, e outros milhares são usados ​​pela outra metade.

As mais recentes adições ao Gboard incluem Pidgin da Nigéria, Rangpuri, Balinese e Grego Pôntico. Caso pretendam conferir a lista completa de idiomas suportados, podem o fazer na página de suporte do GboardO Google também indicou que o Gboard suporta mais de 40 sistemas de escrita, variando de romanos e cirílicos a sistemas de escrita usados ​​apenas para um idioma. Mas como é isso possível.

Como é que adicionam um novo idioma ao Gboard

A Google criou um modelo de linguagem à base de aprendizagem de máquina de forma a treinar o Gboard no novo idioma. No entanto é necessário existir um um banco de dados de textos no idioma desejado. Se esse banco não estiver disponível, o Google partilha uma série de prompts de redação com falantes nativos para criar um. A partir daqui, o Google projeta um layout de teclado para o novo idioma. Se não houver muitas informações disponíveis online para esse novo idioma, a empresa simplesmente analisa o banco de dados de texto para determinar os caracteres usados ​​com mais frequência.

O ano 2018 foi sólido para o Gboard, uma vez que a aplicação também recebeu atualizações como: sugestões de GIF / emoji com tecnologia AI, uma enorme quantidade de línguas asiáticas bem como uma pesquisa de media. A Google também lançou Gboard Go para dispositivos com especificações mais baixas, oferecendo a mesma funcionalidade central, mas poupando recursos como GIFs.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Relacionado:  Oppo Reno 6, Reno 6 Pro lançados em Portugal com vários truques na manga, inclusive memória RAM de até 19GB
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Fonte