Android Geek
O maior site de Android em Português

Num futuro podemos vir a precisar apenas do telefone para provar a nossa identidade

Aproxima-se da janela do lado do motorista, agente da autoridade presenta o seu smartphone e exige que liguem o vosso telefone ao dele com NFC. Por que um policia pediria isso?

Imaginem um cenário num futuro não tão distante quando um policia nos manda parar por excesso de velocidade. Aproxima-se da janela do lado do motorista, agente da autoridade presenta o seu smartphone e exige que liguem o vosso telefone ao dele com NFC. Por que um policia pediria isso? De acordo com o XDA, o Google está atualmente a trabalhar numa maneira de ter as cartas de condução armazenadas com segurança no seu smartphone e enviadas para o dispositivo móvel de um policia quando necessário.

Num futuro podemos vir a precisar apenas do telefone para provar a nossa identidade 1

Vantagens de uma carta de condução digital

Com uma carta de condução digital, podem atualizá-la sem passar horas na fila da DGV. Se o telefone for roubado, a licença poderá ser rapidamente anulada e uma substituição será enviada para o novo dispositivo. E com plataformas de pagamento para smartphone como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, todas equipadas com carteiras virtuais, quando formos às compras, tudo o que precisaremos levar é o smartphone. Em alguns estados dos EUA, como o caso de Louisiana, uma carta de condução digital digital já é aceite pelos policias e também pode ser usada para verificar a idade de alguém que queira comprar cigarros ou álcool.

Num futuro podemos vir a precisar apenas do telefone para provar a nossa identidade 2

Questões legais de uma carta de condução digital

O XDA diz ainda que o Google está a trabalhar numa API de IdentityCredential que trataria de alguns problemas que podem surgir se armazenassemos digitalmente a nossa identifciação num smartphone. A API dificultará que um invasor copie a licença para outro dispositivo. Ainda que, um modo de "acesso direto" permita que a API IdentityCredentials entregue as informações a um policia, mesmo que o nível da bateria do telefone seja baixo o suficiente para impedir que funcione normalmente.

Direitos dos portadores de uma carta de condução digital

De acordo com o autor do commit da API IdentityCredential, Shawn Willden, a ideia não é dar um policia o vosso telefone para que extraia os dados da licença. Em vez disso, o utilizador ligará o seu telefone ao do agente com NFC. Depois de desbloquear o dispositivo com uma impressão digital ou código de acesso, o telefone bloqueará o funcionamento do scanner de impressões digitais, e o utilizador terá que digitar uma password para conceder ao policia a identificação digital. Isso ocorre porque os tribunais dos EUA decidiram que um policial pode forçar um cidadão a desbloquear o telefone com as suas impressões digitais. No entanto, um policia não pode forçar ninguém a desbloquear o mesmo telefone com uma password, pois isso violaria os direitos constitucionais que protegem os cidadão dos EUA de autoincriminação. Portanto, usar uma password para abrir o telefone para dar à polícia a vossa identificação provaria que não foram coagidos a fazê-lo.

 

O que acham?

Fonte

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link