Android Geek
O maior site de Android em Português

França vai criar pontuação de reparação a gadgets eletrónicos a partir de janeiro

O Parlamento Europeu votou a favor ds medidas de avaliação de reparação. De acordo com a Comissão Europeia, a votação parlamentar pede “classificação obrigatória sobre a durabilidade e a capacidade de reparação de um produto”.

Ouvimos pela primeira vez sobre as propostas da Comissão Europeia para avaliar  numa escala a facilidade de reparação de gadgets em fevereiro, pedindo aos fabricantes que tornem os dispositivos mais fáceis de reparar e que tornem possível substituir as baterias. O Parlamento Europeu votou a favor ds medidas de avaliação de reparação.

 

De acordo com a Comissão Europeia, a votação parlamentar pede “classificação obrigatória sobre a durabilidade e a capacidade de reparação de um produto”. A França antecipa-se desta forma ao resto da UE, pois já foi anunciado que emitirá etiquetas de reparabilidade já em janeiro de 2021.

 

França vai criar pontuação de reparação a gadgets eletrónicos a partir de janeiro 1

Essas etiquetas serão adicionadas a smartphones, laptops, máquinas de lavar, TVs e cortadores de relva. as pontuações serão avaliadas de 0 a 10, assim como vemos nas pontuações do iFixit. Além disso, essas pontuações serão baseadas em fatores como facilidade de desmontagem, acesso a informações de reparação e preço / disponibilidade de peças de substituição

Etiqueta da etiqueta de reparabilidade da França ifixit

O objectivo por trás da pontuação de reparação e das etiquetas que vão adornar os produtos é cumprir com o plano francês de Stop Planned Obsolescence. O primeiro objetivo é fornecer aos utilizadores informações úteis, O segundo objetivo é motivar os fabricantes a tentarem ter a melhor pontuação e, portanto, tornar os dispositivos mais fáceis de reparar. Um objetivo final é que estenda a vida útil dos produtos, que se tornarão, portanto, mais amigos do meio ambiente e da carteira do utilizador.

Relacionado:  Samsung Galaxy A50 e Galaxy A90 5G, recebem atualização One UI 2.5

Não há detalhes sobre um cronograma para que o resto da UE implemente estas pontuações de capacidade de reparo, a moção pede ainda atualizações de segurança “durante a vida útil estimada” de um dispositivo. Portanto, esperamos ver mais fabricantes a oferecer atualizações de segurança garantidas por um período mais longo.

Qual é a importância da facilidade de reparação para vocês ao comprar um smartphone?

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!