Android Geek
O maior site de Android em Português

O que é o filtro de luz azul no nosso smartphone Android como o podemos e devemos usar?

woman use phone with eye problem on the bed at night

isto deve-se em parte à luz azul emitida pelos ecrãs. Com o passar do tempo, os fabricantes introduziram melhorias graças ao filtro de luz azul.

Normalmente, passamos muitas horas por dia em frente a um ecrã, como o computador ou o smartphone Android. Isso é algo que pode causar fadiga ocular ou até mesmo irritação nos olhos: isto deve-se em parte à luz azul emitida pelos ecrãs. Com o passar do tempo, os fabricantes introduziram melhorias graças ao filtro de luz azul.

Para que serve o filtro de luz azul? Vamos descobrir juntos e identificar algumas aplicações e truques para aproveitar melhor o ecrã do nosso smartphone.

Luz azul e filtro de luz azul

A luz é formada por partículas eletromagnéticas que viajam em ondas, ondas que emitem energia. Além disso, cada comprimento de onda é representado por uma cor diferente. O olho humano é sensível a parte desse espectro de comprimentos de onda, em concreto na luz visível. Este grupo é representado pelas cores azul, violeta, índigo, verde amarelo, laranja e vermelho. A luz azul tem um pequeno comprimento de onda, que produz uma quantidade maior de energia.

Podemos encontrar luz azul em todos os lugares, a luz solar também contém luz azul. Ajuda-nos a estar despertos e alerta em todos os momentos. Na verdade, a luz azul é usada pelo nosso corpo para regular os nossos ciclos de sono. Também encontramos essa luz azul no ecrã de dispositivos como um telefone, um ecrã ou uma televisão. Este tipo de dispositivos pode emitir uma quantidade enorme de luz azul; Isso pode acabar por ser a causa de fadiga ocular, ou mesmo a de olhos secos e dores de cabeça em casos mais extremos. Além disso, se um dispositivo for usado antes de dormir, isso pode afetar os ciclos de sono. Portanto, devido a essa exposição, os fabricantes introduzem o chamado filtro de luz azul nos ecrãs a fim de reduzir o efeito dessa luz sobre as pessoas. veremos em que consiste.

O que faz o filtro de luz azul?

Filtro de luz azul Android Um filtro de luz azul geralmente serve para o mesmo em todos os casos, seja no telefone ou no PC. É usual ser ativado à noite. E adiciona uma camada de tom avermelhado no ecrã para mudar a sua temperatura de cor. Em alguns casos, é um tom avermelhado, outros tendem a ser mais amarelos, mas implica sempre um tom quente. Esses tons são usados ​​para cancelar os efeitos negativos da luz azul. Eles permitem uma leitura mais confortável do ecrã do telefone, reduzindo o desconforto ocular e ajudam a melhorar o sono à noite. Um filtro de luz azul pode ser uma boa solução para vários desconfortos relacionados com o uso de ecrãs. Este tipos de funções não são perfeitos pois reduzem o contraste no ecrã  além de alterar ligeiramente as cores. Também depende se é um filtro de luz azul real que temos no telefone ou se é uma aplicação que instalamos.

 

Como filtrar a luz azul

Mais e mais marcas no Android introduziram funções com as quais filtrar a luz azul. A Huawei tem um filtro de luz azul na EMUI 9 chamado modo de leitura. É uma funçãoque pode ser ativada em todos os momentos, até mesmo programada para funcionar à noite. com este modo, o ecrã do telefone muda visivelmente; deixando o tom azulado que tem (mais frio) para um mais quente.

Mais marcas no Android usam o filtro de luz azul. Desde o Android Nougat, que a maioria dos telefones tem uma função que, em geral, é Chamada de luz noturna ou modo noturno. Essa função aplica uma camada de cor que faz com que o ecrã adquira um tom amarelo e mais quente. este modo reduz a luz azul e os efeitos mais prejudiciais do mesmo. Se quiserem usar este recuso e o vosso telefone não tiveruma maneira de ativar um filtro noturno como padrão, podem recorrer a mudar a temperatura da cor; permitindo uma leitura mais confortável e menos impacto nos olhos do utilizador.

Além disso, existe a possibilidade de instalar aplicações. Na Google Play Store, há aplicações que permitem aplicar o filtro de luz azul no telefone de maneira muito simples.

Twilight: A melhor aplicação de filtro de luz azul

A aplicação Twilight é possivelmente a melhor opção disponível de momento, por várias razões. Por um lado, a mudança de cor ou temperatura é gradual, para que possa ser ajustado de acordo com o que cada utilizador prefere. Ao ser gradual, a mudança de temperatura é menos perceptível; o que dá mais conforto para a vista.

A aplicação Twilight tem a capacidade de se ajustar automaticamente dependendo das condições de iluminação A aplicação usa o sensor de luz do telefone para saber se deve ser modificada temperatura de cor ou não.

Além disso, temos a possibilidade de usar a aplicação Twilight quando tivermos certas aplicações abertas no Android. Isso permite um uso muito personalizado; e evita que o filtro de luz azul seja aplicado quando estivermos  a ver um vídeo no YouTube ou uma série na Netflix, por exemplo.

O download da aplicação Twilight é gratuito. Além disso, não tem nem compras nem anúncios.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais