Fiat 600e: mudança de cores gera polémica na produção

O Fiat 600e e Topolino são alvo de polémica por terem cores da bandeira italiana, apesar de serem produzidos fora de Itália.

Fiat 600e perde cores da bandeira italiana em polémica de produção

Introdução

Depois de uma medida semelhante em relação ao Fiat Topolino, a empresa está agora a remover as cores da bandeira italiana do para-choques traseiro do seu novo Fiat 600e. Estes acontecimentos surgem logo após polémicas semelhantes em torno do Alfa Romeo Junior (anteriormente conhecido como Milano). O problema? Todos os três veículos são fabricados fora de Itália, mas têm exibido símbolos nacionais ou nomes associados ao país.

A polémica

A lei italiana toma uma posição firme em relação a produtos que impliquem serem feitos em Itália, se não for o caso. O Fiat 600e, fabricado na Polónia, é o último a violar esta legislação. A decisão da Fiat, alegadamente um esforço para manter “total transparência e evitar mal-entendidos” sobre onde o carro é fabricado, sublinha as implicações legais de representar de forma errada a origem de um produto.

Fiat 600e

Guardia di Finanza

A Guardia di Finanza, a polícia financeira italiana, apreendeu na semana passada mais de 130 Fiat Topolinos no porto de Livorno por exibirem a bandeira italiana. O Topolino é produzido em Marrocos, tornando a exibição da bandeira uma representação errada da origem do carro.

Vai gostar de saber:  Google Pixel: Controlo de Volume em Grupos regressa com Android 15 Beta 2

Stellantis sob escrutínio

O Alfa Romeo Junior, inicialmente chamado Milano, teve de ser renomeado devido à sua produção fora de Itália. Esta série de acontecimentos colocou a Stellantis, empresa-mãe da Fiat, sob intenso escrutínio por parte do governo italiano. À medida que a empresa escolhe cada vez mais fabricar veículos em países com custos de produção mais baixos, a sua reputação de autenticidade italiana está em jogo.

Fiat Topolino

Características do Fiat 600e

O Fiat 600e, um crossover elétrico compacto, promete uma autonomia de 400 km com uma única carga e oferece capacidades de carregamento rápido DC. Está equipado com uma bateria de 54 kWh e apresenta um motor elétrico de 156 cavalos. No interior, os condutores encontrarão um sistema de infoentretenimento tátil de 10,25 polegadas e um painel de instrumentos digital de 7 polegadas.

Fonte: Via 1 | Via 2

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!