Faz ou não falta um antivírus no nosso smartphone?

Esta é uma velha pergunta que muitas vezes levanta questões um pouco por toda a internet, mas acima de tudo na redes sociais: Mas afinal faz ou não falta um antivírus no nosso smartphone?
A resposta varia de utilizador para utilizador, e nunca se consegue chegar a um consenso em relação à resposta a essa pergunta. Mas porquê? Hoje aproveitei o espaço de Hoje o Geek és tu, para dar a minha opinião pessoal sobre este assunto. E atenção que é mesmo uma opinião pessoal, sem seguir qualquer tipo de estudo ou algo do género.0B5CUt KUpXFUNW5YODU5R3lSMTA Faz ou não falta um antivírus no nosso smartphone? imageQue não param de surgir ameaças virtuais para smartphones com sistema android, eu não nego, mas essas ameaças são reais? Eu pessoalmente acho que não, acho que são mais propaganda que serve apenas para que empresas possam vender os seus antivírus, que seriam dispensáveis para utilizadores com um pouco de bom senso.

Muitos questionam, se não existe problema então porque raio a Google lança patches de segurança todos os meses. É uma belíssima questão, mas que também merece a minha resposta. Os patches de segurança mensais da Google, visam resolver falhas que o sistema android tem, como tem o iOS e todos os sistemas operativos. Mas essas falhas para serem aproveitadas carecem de 1001 fatores que dificilmente afetam os dispositivos dos utilizadores normais… e mesmo que esses conseguisse afetar, o que conseguiriam tirar dele? Umas fotos? umas músicas? Ter acesso a uns emails? Dificilmente alguém mal intencionado teria o trabalho de fazer algo que explorasse esses fatores para obter informações pessoais, pouco relevantes, dos dispositivos.

A Apple terminou o ano de 2016 como a fabricante com mais lucros no que ao departamento móvel diz respeito, apesar de ter vendido significativamente menos unidades que a rival Sul Coreana Samsung.

0B5CUt KUpXFUTnRGMm1fdGJaS2M Faz ou não falta um antivírus no nosso smartphone? imageEsses patches de segurança da Google são feitos especialmente para uma minoria de utilizadores que precisa ter o máximo de segurança, e que não pode correr riscos. E esse nicho certamente que não instala apk’s de qualquer fonte e de qualquer maneira. E aqui falo de altos dirigentes do monopólio mundial, ou organizações governamentais.

Alguns dos equipamentos mais bem sucedidos da gigante de Mountain View:

Costumo responder muitas vezes a quem me pergunta se vale a pena ou não instalar um Antivirus no android, também com uma pergunta:

Conheces alguém que alguma vez tenha apanhado um vírus no telefone?

Não vale respostas como: ahh eu tenho um amigo que tem um amigo que apanhou, ou o colega da minha namorada apanhou.

Frequento dezenas (ou serão centenas?) de grupos das redes sociais, leio com frequência dezenas de sites da especialidade, e sinceramente nunca vi ninguém mostrar que tinha vírus no smartphone. Brinco muitas vezes com o facto, de que o mais perto que vi alguém se queixar de um vírus, foi de um utilizador com um Moto G… que na verdade tinha o seu equipamento com o famoso toque fantasma, e ele afirmava a pés juntos que tinha virus no telefone… porque de resto nunca vi ninguém com vírus no telefone.

0B5CUt KUpXFUd0dydmd5Z1BnVWM Faz ou não falta um antivírus no nosso smartphone? imagePor essa razão considero que os Antivirus para Android são na verdade um desperdício de espaço, de bateria, já que geralmente ficam eternamente a correr em segundo plano invocando a proteção em tempo real, e por fim serve para consumir cada vez mais recursos do dispositivo.

Obviamente que com isto não quero dizer que estamos 100% seguros sem antivirus. Diria que se tivermos as devidas precauções, estamos 95% seguros.. porque estamos ligado à internet, é impossível termos 100% de segurança. Existem estes 5% de possibilidade de sermos infetados por algo, mas para isso acontecer teríamos que dar amplas permissões a alguma aplicação maliciosa… que acho muito complicado até para os mais distraídos.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto? É contra o que escrevi e acham que o antivirus faz mesmo falta? Deixem a vossa opinião usando o espaço dedicado para os cometário mais abaixo.

Também tem um assunto que gostava de abordar? Este espaço acima de tudo é vosso, se gostava de fazer um artigo de opinião sobre qualquer assunto sobre tecnologia, entre em contacto connosco, e temos todo o gosto e dar-lhe a atenção que merece.

Ficamos a aguardar.

Ler mais
Xiaomi Mi 5C virá com SOC Pinecone, bateria de 4500 mAh, e câmaras Omnivision

Poderá gostar de: Mais do autor

3 Comentários

  1. janete Diz

    muito bom o artigo

  2. Vitor Lajes Diz

    Um antivírus é uma vacina, a sua existência é um dissuasor, ou melhor uma defesa. Caso não exista de certeza que a probabilidade de contaminação subiria exponencialmente. Pode-se não utilizar, mas como uma vacina está-se protegido pelo grupo

  3. Jesiel Lima Diz

    Eu tive celular que pegou vírus sim!!! Se instalou na raiz e nem resetando ele saiu. O vírus mostrava propaganda o tempo todo sobre a tela e baixava vários app sem minha permissão. Pode chamar de outro nome, mas isso é Virus

Comentários estão fechados.