Facebook vai acabar com os Podcasts por causa do Metaverso

Isto pode ser uma surpresa para alguns de vós, uma vez que os podcasts têm vindo a ganhar popularidade ao longo dos últimos anos. Mas Mark Zuckerberg e a sua equipa acreditam que o VR é o futuro, e estão a pôr o seu dinheiro no metaverso.

Sabia que o Facebook está a abandonar os podcasts? De acordo com relatórios recentes, o gigante da maior rede social está a concentrar-se no desenvolvimento da sua própria plataforma de realidade virtual, a que planeia chamar o metaverso. Isto pode ser uma surpresa para alguns de vós, uma vez que os podcasts têm vindo a ganhar popularidade ao longo dos últimos anos. Mas Mark Zuckerberg e a sua equipa acreditam que o VR é o futuro, e estão a pôr o seu dinheiro no metaverso. Então, o que significa isto para os podcasts e os fãs de podcasts? Sintonize para descobrir.

Facebook vai acabar com os Podcasts por causa do Metaverso 1

A partir de 3 de Junho, o Facebook deixará de suportar podcasts na sua plataforma. Assim a partir desta data, os utilizadores deixarão de poder carregar novos conteúdos, enquanto os Soundbites e o centro de áudio central serão totalmente descontinuados pouco depois.

Como relata a Bloomberg, esta foi conhecida através de uma nota do Facebook partilhada com os seus parceiros. O mesmo documento afirma também que o Facebook não tem a intenção de notificar oficialmente os utilizadores desta mudança, deixando aos criadores de conteúdos a tarefa de o fazerem á sua audiência.

Subsequentemente, um porta-voz da Meta confirmou todas estas informações perante a Bloomberg e reafirmou o plano a longo prazo da empresa para “concentrar-se na experiência mais significativa”. Por enquanto, esta parece ser a Reels (a resposta da Meta ao sucesso do TikTok) e o ainda bastante enigmático metaverso.

Há quase um ano, o Facebook fez a mudança para entrar no mercado do podcast através de uma pletora de novos serviços de áudio. Parece que esta ambição foi de curta duração, uma vez que a empresa anunciou que está a encerrar as suas operações de podcast.

Após a receção inicial morna dos novos serviços e a subsequente estagnação, o Facebook decidiu desistir completamente dos podcasts.

A verdade é que o Facebook simplesmente não pode competir com os Spotify e Apple Podcasts sem percorrer apresentar algo novo. Ambos os últimos serviços têm feito esforços concretos ao longo dos anos para solidificar a sua posição no mercado.

Por exemplo, implementaram novas funcionalidades, criaram novas formas de explorar podcasts (como a franquia editorial Apple Podcasts’ Spotlight) e encorajaram os criadores a produzir conteúdos exclusivos para as suas respectivas plataformas.

Em contraste com isto, o Facebook decidiu, em vez disso, confiar apenas na sua marca já estabelecida – por todos os meios um enorme trunfo. Com o desaparecimento do Facebook, a Apple e a Spotify irão reinar supremamente e terão a certeza de consolidar a sua posição dominante no mercado do podcast, desta vez para sempre.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!