Android Geek
O maior site de Android em Português

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link

Têm problemas com o vosso sinal WI-FI em casa? Calma, a TP-Link tem uma solução prática e simples para vocês com o extensor de sinal WI-FI- RE190.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link

Têm problemas com o vosso sinal WI-FI em casa? Calma a TP-Link tem uma solução prática e simples para vocês, com o extensor de sinal WI-FI- RE190.

Já apresentamos aqui, alguns equipamentos da TP-Link, por isso, já sabem que não brincam em serviço. No que toca a equipamentos e soluções de redes, a TP-Link têm 20 anos de experiência.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 1

Hoje vamos falar de uma solução, rápida de instalar e configurar em apenas 4 passos. Que para além de passar despercebida na vossa mobília lá de casa, promete eliminar as zonas sem WI-FI ao mesmo tempo.

O extensor de sinal de rede WI-FI AC750, modelo RE190,  da TP-Link promete eliminar, aquelas zonas mortas do WI-FI. Com uma capacidade de alcance alargada, ele abrange uma área de sinal de 185m2, e é compatível com a tecnologia OneMesh.

Funciona com qualquer router ou ponto de acesso standard, e oferece sinal Wi-Fi Dual Band de grande abrangência e sem quebra de desempenho a múltiplos dispositivos Wi-FI.

Antes de abordar os pormenores técnicos, vamos começar com a parte mais simples.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 2

Para além do seu objetivo principal de eliminar as zonas mortas de WI-FI na vossa casa, o RE190 foi desenvolvido com o intuito de ser fácil de instalar e passar, “despercebido”. Como se tratasse de uma peça de arte decorativa na vossa casa.

Design discreto e simples

O que temos na caixa? Se estavam à espera de um unbox, cheio de extras, podem tirar o - o cavalo da chuva. Uma caixa, um guia rápido e o nosso extensor, quase que dava um titulo de um filme de cowboys.

O RE190 é um extensor de sinal de ligar à tomada elétrica, este mede 110.0×65.8×38.8mm, com 3 antenas omnidirecionais escondidas dentro da sua carcaça.

Falando em carcaça, este tem um acabamento numa textura com relevo branca, sem falar, que passa despercebido no meio da vossa arte decorativa.

Sabem aquelas luzes de presença do chinês?  Semelhanças? Talvez, a verdade é que pode ser usado como uma, acreditem!

RE190

Na parte da frente do extensor de sinal, temos bem visível o logo da TP-Link e mais abaixo no canto inferior direito, há  indicadores LED para ambas as bandas de rádio, intensidade do sinal do router: (azul é adequado, vermelho é fraco), energia (ligado ou desligado) e um botão iluminado para a fazer a configuração via WPS.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 9

Enquanto que na traseira, temos os pins eletricos (EU) de duas pontas, para o ligarmos à corrente, em qualquer tomada lá de casa.

Além disso, graças ao seu design e dimensões compactas, este é fácil de ser instalado. Sem falar, que simplifica a sua relocalização, de um lado para outro. Algo tão simples como tirar da tomada e colocar noutra.

Com 3 passos, já está ligado

Primeiro há que ligar o R190 à corrente eletrica, para este receber energia, e de preferência no alcance do sinal WI-FI do nosso router.

Assim que este estiver ligado, temos 3 possíveis opções para configurar a nossa ligação.

  1. Método através da aplicação da TP-link

  • Primeiro temos de fazer a transferência da aplicação TP-Link Teher, e uma vez instalada no nosso telemóvel - disponível tanto, para Android como iOS.
  • Só temos, que estabelecer uma ligação via WI-FI entre o telemóvel e o RE190, através da sua rede de sinal – TP-Link_Extender.
  • Abrir a aplicação, criar uma password para o login, e seguir os passos que a mesma pedir e já está.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  1. Método através do browser da Internet

  • Primeiro, temos de ligar o nosso computador, tablet ou mesmo telemóvel à rede WI-FI TP-Link_Extender. (Se usarem um computador, confirmem que estão ligados à rede do extensor de sinal e não à rede do vosso router).
  • No browser no vosso dispositivo, basta aceder à página de configuração através do link: http://tplinkrepeater.net ou http://192.168.0.254.
  • E depois, tal como na aplicação, criar uma password para o login e seguir os mesmos passos.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 10

  1. Método o mais simples, via WPS

  • Clicar no botão WPS do nosso router e dentro de uma janela de tempo de 2 minutos, fazer o mesmo no extensor de sinal RE190 (o led irá começar a piscar, até parar, o que significa que temos uma ligação estabelecida).
  • No browser no nosso dispositivo, basta aceder ao link: http://tplinkrepeater.net ou http://192.168.0.254, e adivinhem? Criar uma password para o login, e seguir os passos até termos a configuração concluída.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 11

Mais velocidade e menos zonas mortas

Quantos de vocês já estiveram nesta situação, têm os putos aos berros na sala, e querem acabar de ver aquele jogo de futebol ou acabar aquele relatório para enviar para o chefe.

Saem da sala e vão para outra divisão da casa, e não tem final WI-FI.

Pois, com o extensor de sinal RE190, podem deixar de se preocupar com problemas de sinal.  Este consegue atingir taxas de dados de até 300 Mbps na banda de rádio de 2,4 GHz e até 433 Mbps na banda de rádio de 5 GHz.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 12

O que combinadas, resulta numa ligação de 750 Mbps, o RE190 assegura que o sinal da rede sem fios chega a todos os cantos da casa, graças tecnologia Wireless AC.

Ele consegue criar ligaçõesWI-FI mais fortes e funciona com qualquer router ou ponto de acesso, e não me podia esquecer  de referir, o RE190 é compatível com equipamentos 802.11b/g/n e 802.11ac.

Configuração faz parte da Magia do RE190

Mas para que possam tirar o máximo partido, do extensor de sinal é necessário aceder à sua página de configuração através do endereço ou IP do mesmo: http://tplinkrepeater.net ou http://192.168.0.254, apesar da aplicação da TP-link oferecer igualmente alguns extras.

Através da web, somos logo redirecionados para a página inicial - Status com um mapa de rede e o status do extensor, incluindo o nome de cada banda que foi alargada, o canal em que estamos ligados e o endereço MAC.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 13

Temos à esquerda, o menu com opções: Estado, WI-FI, Rede, Defenições Avançadas, Ferramentas do sistema, OneMesh e TP-LinkCloud.

Aqui podemos configurar que tipo de método de segurança (WPA, WPA2, WPA / WPA2, WEP) para cada SSID e alterar o nome e a senha do Wi-Fi alargado.

Como também, podemos alterar as configurações de rede para obter um endereço IP automaticamente ou inserir o vosso próprio endereço IP, máscara de sub-rede e informações de gateway padrão.

Inclusive na seção Configurações Avançadas, podemos criar uma Agenda de Energia para ligar e desligar o RE190 em horários específicos do dia, selecionar uma configuração de cobertura para ajudar a economizar energia, configurar Controles de Acesso com Listas Negras e Listas de Permissões e configurar a Alta Velocidade Recurso de modo.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 14

É de importante realçar que com RE190, temos as duas bandas, 2,4 GHz ou 5 GHz para comunicações, que podem ser usadas separadamente ou em conjunto.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 15

O que permite a possibilidade, caso alguma falhe, temos a opção disponível TP-Link backup que ira mudar o sinal dos aparelhos ligados para a banda que continua ligada.

Aproveitei e fiz um teste rápido, vale o que vale, para tentar perceber se ao separar o mal pelas aldeias, poderia influenciar a força do sinal.

Fiquem com os resultados que obtive

Uma rede WI-FI para controlar todas as outras

A tecnologia OneMesh™ permite aumentar a força do sinal, mantendo uma única rede WI-FI,  que vai cobrir todos os cantos de vossa casa.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 18

O router e os extensores com tecnologia OneMesh™ partilham um único nome WI-FI (SSID) para que seja possível manter a ligação em casa. Sem que seja necessário procurar constantemente por um sinal com mais força ou uma ligação mais forte.

O novo extensor RE190 é a evolução do modelo RE200 e, graças à incorporação do OneMesh™, representa um salto qualitativo que lhe permite posicionar-se na dianteira dos dispositivos para extensão de redes sem fios.

Devem comprar um extensor de sinal RE190?

Se na vossa casa, é comum haver zonas onde o sinal mal consegue chegar, ou tem uma extensa família com múltiplos equipamentos ligados simultaneamente.

Extensor de sinal WI-FI AC750 Dual Band RE190 da TP-Link 19

O extensor de sinal RE190 da TP-Link está disponível com um PVP recomendado de 29,99 euros.

E sejamos honestos, somos cada vez mais criaturas, que queremos de estar online. E nos dias que correm um dispositivo móvel, sem ligação à Internet é quase inútil. E acreditem ou não, um lanço de escadas ou uma parede mestre, podem ser aquela barreira “física” que impeça de vocês acederem “virtualmente”.

E pelo preço a que o RE190 está a ser comercializado e com tudo o que oferece. Eu diria que trata-se de um bom investimento para ter em casa.

Pontos positivos

  • Preço acessível
  • Fácil de instalar
  • Design simples

Pontos negativos

  • Não tem entradas/saídas para inputs externos

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais