Expansão do Android Auto: Novas Aplicações Prometem Revolucionar a Condução

“Android Auto e Android Automotive OS recebem novas apps e funcionalidades, incluindo a app Uber e Google Cast para streaming de conteúdos. Novos programas de apoio a desenvolvedores também foram anunciados.”

Android Auto e Android Automotive OS: Novas aplicações e funcionalidades a caminho.

Prepare-se para um update que vai revolucionar a forma como interage com o seu carro. A Google anunciou actualizações para todo o seu catálogo de serviços automóveis. Para o Android Auto, foi disponibilizada a aplicação Uber, permitindo aos motoristas aceder à aplicação directamente a partir do ecrã do carro. Esta funcionalidade será extremamente útil para os condutores, que agora podem aceitar viagens e encomendas e navegar até aos locais utilizando o ecrã maior do carro, sem terem que depender tanto dos seus telefones.

Para os carros com Android Automotive OS, a empresa está a introduzir o Google Cast. Inicialmente estará disponível nos veículos Rivian, e posteriormente expandirá para outros fabricantes. Será possível transmitir conteúdo de vídeo do seu telemóvel iOS ou Android para o seu carro de forma fácil, mas apenas quando este estiver estacionado. A funcionalidade também beneficiará os programadores, pois os utilizadores podem transmitir conteúdo de vídeo das suas aplicações para os carros mesmo que estas não ofereçam uma funcionalidade de casting.

Android Auto Is Getting A Bunch More Apps 5

Além disso, para carros com Google integrada (um termo de marketing para carros que executam Android Automotive OS com serviços Google licenciados), a Google anunciou que aplicações de entretenimento como Max e Peacock estarão disponíveis em breve. Seung Nam, Gestor de Produto da Google, afirma que “qualquer programador pode trazer as suas aplicações de vídeo para carros com Google integrada”. Alguns jogos também farão o seu caminho, começando com Angry Birds.

Novos níveis de qualidade para as aplicações de carros para programadores

A Google afirma que os programadores enfrentam desafios diferentes ao criar aplicações para carros, devido a considerações de segurança, diferentes tamanhos de ecrã, etc. Por isso, está activamente a desenvolver ferramentas para aliviar esta carga sobre os programadores. A empresa introduziu novos níveis de qualidade para as aplicações, permitindo aos programadores avaliar o suporte da sua aplicação para carros com base nos critérios específicos de cada nível. Os três níveis são os seguintes:

    • Nível 3 – Pronto para o carro: Este é o nível mais básico, pois as aplicações elegíveis para ele precisam de cumprir os requisitos básicos. As aplicações precisam de ser compatíveis com ecrãs grandes e só podem ser utilizadas enquanto o carro está estacionado. Além disso, não precisam necessariamente de ter quaisquer funcionalidades específicas para o carro.
    • Nível 2 – Optimizado para o carro: As aplicações que se enquadram neste nível precisam de funcionalidades específicas para o carro, e podem ser utilizadas tanto enquanto se conduz como quando o carro está estacionado.
    • Nível 1: Diferenciado para o carro: Este nível inclui aplicações que são mais compatíveis com carros e podem funcionar enquanto o carro está estacionado ou em movimento. Estas aplicações também podem funcionar na maioria dos ecrãs do carro, incluindo a consola central, o painel de instrumentos, etc.
Vai gostar de saber:  NSA revela dicas infalíveis para proteger o seu smartphone iOS ou Android

 

Programa de Aplicações Móveis Prontas para o Carro para ajudar os programadores a trazerem as suas aplicações para carros

Android Auto

A Google também anunciou um “Programa de Aplicações Móveis Prontas para o Carro”. Este programa, desenvolvido em colaboração com os fabricantes de automóveis, reduzirá a carga de trabalho dos programadores para trazerem as suas aplicações para os carros.

A Google irá rever as aplicações que são “adaptativas e compatíveis com ecrãs grandes”, e se estas cumprirem os critérios de segurança e compatibilidade e outras directrizes, optará automaticamente por torná-las disponíveis no Android Auto e distribuí-las em carros com Google integrada. O programa será lançado em breve.

Android Auto Is Getting A Bunch More Apps 6

A Google também introduziu novas ferramentas para programadores. Há um novo emulador no qual os programadores podem testar as suas aplicações para diferentes tamanhos de ecrã. Permitirá que eles definam o tamanho do ecrã do emulador para o de um ecrã de carro, garantindo que as aplicações funcionem bem nos carros. A utilização destes emuladores aliviará os programadores de testarem as suas aplicações em carros reais.

Além disso, a empresa também anunciou novas categorias de aplicações para aplicações tanto para o Android Auto como para carros com Google integrada. No geral, a Google está positiva em relação ao futuro dos seus serviços de automóveis, e estas novas adições de funcionalidades beneficiarão tanto os utilizadores como os programadores.

Com toda esta panóplia de novidades, não restam dúvidas que estamos a entrar numa nova era de conectividade automóvel. E para se manter por dentro de todas as novidades do universo tecnológico, continue a acompanhar o AndroidGeek, a sua fonte de referência para tudo o que envolve tecnologia.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!