Evento de lançamento da Qualcomm agendado para dia 20 de maio

A marca anunciará provavelmente dois novos chipsets para smartphones – Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

A Qualcomm confirmou que a empresa irá acolher um novo evento de lançamento no dia 20 de Maio na China. Embora não tenham sido revelados detalhes sobre o evento, espera-se que a empresa anuncie os seus novos processadores da série Snapdragon da Qualcomm.

A marca anunciará provavelmente dois novos chipsets para smartphones – Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Evento de lançamento da Qualcomm agendado para dia 20 de maio 1
Isto marcará a estreia do processador da série 7 da Qualcomm com o novo esquema de nomes que a empresa introduziu no ano passado, quando anunciou o flagship SoC Snapdragon 8 Gen 1.

Com base nos relatórios e fugas, o próximo SoC da Qualcomm utilizará os núcleos ARM Cortex A710 e Cortex A510 com velocidades de 2,3GHz e 1,8GHz, respectivamente. Além disso, virá também integrado com a Adreno 662 GPU.

Por outro lado, a Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus, como o próprio nome indica, é uma variante melhorada do SoC Snapdragon 8 Gen 1. É construído sobre o processo de 4nm da TSMC em vez do processo de 4nm da Samsung.

Fugas anteriores indicaram que o chipset terá uma configuração de 1 + 3 + 4 núcleos, incluindo um núcleo principal Cortex X2 com uma frequência de 2,99GHz. Diz-se também que vem com três núcleos Cortex A710 e quatro núcleos Cortex A510.

Snapdragon 7 Gen 1 não consegue fazer frente aos rivais da MediaTek

O Snapdragon 7 Gen 1 já foi testado em AnTuTu e os primeiros resultados não são muito animadores. De acordo com os resultados do teste, o processador foi capaz de marcar cerca de 170 mil pontos. Para comparação, o Snapdragon 778G dá pouco mais de 160 mil pontos. E, segundo dados preliminares, o novo chipset da Qualcomm perde para o Dimensity 8000 da MediaTek.

Assim, de acordo com os resultados do teste em AnTuTu, o resultado de CPU do Dimensity 8000 no OPPO K10 é pouco mais de 191 mil pontos, e a GPU é de cerca de 283 mil pontos. O Realme Q3S com Snapdragon 778G conseguiu pontuar cerca de 160 mil pontos no teste de CPU e GPU. Mas vamos fazer uma reserva que o teste sintético tenha passado um protótipo de engenharia com Snapdragon 7 Gen 1.

Snapdragon 7 Gen 1 no AnTuTu revela resultados nada animadores 2

Além disso, existem problemas de optimização e afinação. Em dispositivos comerciais, as coisas podem revelar-se muito melhores, e o Snapdragon 7 Gen 1 irá mostrar um resultado muito melhor.

Desde que o chipset Snapdragon 8 Gen 1 foi anunciado, tem havido rumores sobre a plataforma Snapdragon 8 Gen 1+ ser fabricada utilizando um processo de 4nm pela TSMC, em vez da Samsung.

Snapdragon 8 Gen 1+ fabricado em 4nm TSMC e não Samsung

O Snapdragon 8 Gen 1 é construído no processo de 4nm da Samsung, enquanto que o Snapdragon 8 Gen 1+ será baseado no processo de fabricação de semicondutores 4nm da TSMC baseada em Taiwan. Especula-se que a edição Plus será mais eficiente do que a versão normal.

Qualcomm até contratou a TSMC para fabricar uma  percentagem do seu chipset de 4nm, o Snapdragon 8 Gen 1 encontrado na série Galaxy S22, apesar de a Samsung Foundry ter sido anteriormente selecionada como o único fabricante deste chip.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus já tem data de lançamento 1

Os problemas de produção da Samsung são preocupantes. Diz-se que o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, fabricado pela Samsung Foundry, tem uma taxa de sucesso de 35%. O que significa simplesmente que das 100 peças que são fabricadas, 65 são defeituosas. O rendimento do próprio Exynos 2200 de 4nm da Samsung é ainda inferior a este.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!