Qualcomm SnapDragon 8 GEN 1 Plus está a chegar para dominar

A Qualcomm planeia lançar em breve o seu mais recente Snapdragon 8 Gen 1 Plus. Este novo processador é uma atualização do Snapdragon 8 Gen 1, que foi lançado no ano passado. O Snapdragon 8 Gen 1 Plus traz velocidades mais rápidas e melhor desempenho. A Qualcomm espera que isto os ajude a permanecer competitivos no mercado dos smartphones.

A Qualcomm segue o calendário de dois chips por ano. Primeiro, apresenta um chipset topo de gama, e na segunda metade do ano, sai a sua versão overclock com o prefixo Plus. O fabricante de chips pretende seguir esta tradição também este ano; estamos à espera do anúncio do Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Qualcomm SnapDragon 8 GEN 1 Plus está a chegar

Já ouvimos dizer que a principal diferença será a tecnologia do processo que formará a base do chip. O Snapdragon 8 Gen 1 estiver usa o processo de 4nm da Samsung, então a sua versão Plus receberá o processo de 4nm da TSMC. Os peritos asseguram que a tecnologia do fabricante do chip de Taiwan é superior à solução do concorrente em termos de maturidade e eficiência energética. A empresa não pôde utilizar os serviços da TSMC no fabrico do Snapdragon 8 Gen 1; devido à carga de trabalho do fabricante de chips que estava ocupado com as encomendas da Apple.

Infelizmente, o Snapdragon 8 Gen 1 tornou-se um “tema quente” e um legado “digno” dos “chips que aqueciam demasiado” Snapdragon 810 e Snapdragon 888. As queixas sobre o sobreaquecimento dos FlagShip Android tornaram-se comuns no ano passado. Os fabricantes foram forçados a procurar formas de melhorar os sistemas de arrefecimento, e este ano nem um único anúncio de equipamento de topo está completo sem que o fabricante declare o seu sucesso na criação de sistemas que são concebidos para reduzir eficazmente o calor.

Há rumores de que a Qualcomm está a apressar a TSMC a lançar o Snapdragon 8 Gen 1 Plus a fim de retirar o seu predecessor do mercado o mais depressa possível. O fabricante de chips espera limpar a sua imagem de fabricar chips “quentes”. Infelizmente, não dispomos de informações específicas sobre o momento do lançamento do novo processo.

Smartphones que dominam o ranking de desempenho de Janeiro Antutu, usam o mais recente chip da Qualcomm

Os rapazes da AnTuTu publicaram a classificação de desempenho dos smartphones Android para Janeiro de 2022. A principal alteração em relação aos resultados de Dezembro do ano passado foi que os primeiros sete lugares foram ocupados por dispositivos baseados no novo chipset de bandeira da Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1. Os três principais smartphones conseguiram uma pontuação de mais de 1 milhão de pontos.

As duas primeiras linhas da classificação são ocupadas por iQOO 9 Pro e iQOO 9; que obtiveram 1.020.974 e 1.020.156 pontos, respetivamente. Vale a pena notar que o intervalo entre os dispositivos é insignificante; e pode ser devido a uma carga ligeiramente inferior na GPU do modelo mais antigo; devido à utilização de um chip dedicado para exibir a imagem. O terceiro lugar vai para o Realme GT2 Pro com uma pontuação de 1.000.641 pontos.

Conclusão

Espera-se que a Qualcomm lançe o Snapdragon 8 Gen 1 Plus muito em breve. Este chip irá utilizar a tecnologia de processo de 4nm da TSMC, e os especialistas asseguram que será melhor do que a primeira versão em termos de maturidade e eficiência energética. Esteja atento a todas as últimas notícias no AndroidGeek!

VIA : Wccftech

QualcommSAMSUNGSnapdragon 8 Gen 1TSMC