Android Geek
O maior site de Android em Português

Epic Games confirma que dispositivos Apple não recebem a nova temporada de Fortnite

Não há inocentes nesta história. Mas quando virem um gigante como a Epic Games a dizer que está a lutar por mais liberdade, lembrem-se que em linguagem de mercado liberdade = dinheiro.

A Apple e a Epic Games estão no meio de uma batalha legal. A Epic Games processa a Apple por práticas de mercado injustas na App Store. Isto acontece após a remoção do jogo Fornite nas respectivas lojas de aplicações da Apple e do Android, a Epic colocou processos judiciais contra ambos os gigantes de tecnologia.

Na terça-feira, a Epic Games conseguiu uma pequena vitória, já que o tribunal não permite que a Apple rompesse os laços com as suas APIs e Unreal Engine - uma plataforma de jogos propriedade da Epic Games.

A Epic Games confirma que a nova temporada de Fortnite não será reproduzível em dispositivos Apple

A ressalva é que a Apple não foi forçada a colocar o Fortnite de volta na App Store, mas isso também significa que os jogadores Fortnite em dispositivos da Apple não poderão jogar a temporada mais recente do jogo (com temas da Marvel), que será lançada na quinta-feira. A Epic Games clarificou isso num FAQ atualizado sobre a situação da Apple VS Epic Games, a explicar que não pretende voltar usar a sistema de pagamento da Apple.

A Apple pede que a Epic reverta o Fortnite para que faça uso exclusivamente da forma de pagamento da Apple. A proposta é um convite para a Epic entrar em conluio com a Apple para manter o seu monopólio sobre os pagamentos nas aplicações iOS, suprimindo a concorrência do mercado livre e inflacionando os preços. Por princípio, não participaremos deste esquema.

O utilizador, como proprietário de um dispositivo móvel, tem o direito de instalar aplicações de fontes da sua escolha. Os fabricantes de software têm o direito de expressar livremente as suas ideias e competir num mercado justo. As políticas da Apple eliminam essas liberdades.

Mesmo que os dispositivos Apple não consigam jogar a nova temporada do jogo, os jogadores podem continuar a jogar na versão 13.40, mas não poderão atualizar para versões seguintes. Os dispositivos Apple que correm o jogo só poderão jogar online contra jogadores de outros dispositivos Apple, serão excluídos do multiplayer online multiplataforma.

A Apple está a bloquear as actualizações e novas instalações do Fortnite na App Store e limita a nossa capacidade de desenvolver o Fortnite para dispositivos da Apple. Como resultado, o capítulo recém-lançado do Fortnite - atualização da 4ª temporada (v14.00) não será lançado no iOS e macOS a 27 de agosto. Se ainda quiserem jogar Fortnite no Android, Podem aceder à versão mais recente do Fortnite na Epic Games App para Android em Fornite.com/Android ou na Samsung Galaxy Store.

Depois destes desenvolvimentos, a Epic Games ainda oferece o desconto Fortnite V-Bucks que deu início a toda a saga. Os jogadores de iOS e iPadOS ainda podem instalar o jogo se ele instalado antes, mas novos jogadores não serão capazes e não parece que a Epic pretenda voltar a usar a plataforma de pagamentos da Apple.

Relacionado:  HUAWEI P Smart 2021 é um novo dispositivo de gama média com características interessantes

Epic Games confirma que dispositivos Apple não recebem a nova temporada de Fortnite 1

O jogo também saiu da Google Play Store, mas antes mesmo de chegar à Play Store, os utilizadores do Android sempre puderam fazer o sideload do APK no site da empresa. Isso não é possível no iOS, já que a Apple tem um forte controlo sobre quais as aplicações os utilizadores podem instalar.

Opinião editorial

Eu sei que parece que a Epic Games está a defender os interesses dos jogadores e do mercado, mas não se deixem enganar. A Epic Games tinha esta jogada planeada há muito tempo. Esperaram pacientemente que a evolução de novas instalações na App Store e Play Store ultrapassasse o seu pico e agora "compraram" esta guerra com o simples intuito de fazer mais dinheiro. Pelo caminho desrespeitaram as políticas da App Store e Play Store que aceitaram quando lhes deu jeito.

Resumindo, não há inocentes nesta história. Mas quando virem um gigante como a Epic Games a dizer que está a lutar por mais liberdade, lembrem-se que em linguagem de mercado liberdade = dinheiro.

FonteAtravés da

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!