Fortnite banido para Android e iOS, o que aconteceu?

Já não é possível instalar O Fortnite do Google Play no Android, ou da App Store no iPhone ou iPad.

O popular jogo Fortnite já não pode ser instalado a partir da Google Play Store em dispositivos Android ou na App Store no iPhone e iPad.

Depois da Epic Games decidir desafiar ambas as empresas violando as suas políticas de pagamento na aplicação ao introduzir a capacidade de fazer compras diretamente no jogo, contornando os gateways de pagamento do Google e da Apple, os dois gigantes americanos decidiram remover o jogo das suas lojas correspondentes.

É claro que a Epic Games, criadora do Fortnite, estava preparada para responder a uma retaliação como esta: logo após a remoção do jogo da App Store, a Epic publicou um vídeo parodiando o famoso filme “1984”, neste vídeo a EPC acusa a Apple de ser inimiga da liberdade e aproveitaram para anunciar que entraram com um processo legal contra a Apple.

Fortnite banido para Android e iOS, o que aconteceu? 1

Fortnite desaparece da Google Play Store.

Fortnite já não pode ser instalado do Google Play

A decisão das duas empresas é compreensível considerando as políticas das suas respectivas lojas de aplicações. Não obstante, mais e mais programadores se manifestam contra os 30% de comissão que a Apple e o Google cobram para cada compra dentro ou fora da Google Play Store.

Fortnite banido para Android e iOS, o que aconteceu? 2

O caso do Android é um pouco diferente do iOS: de acordo com a Epic, "A Apple deixou mil milhões de dispositivos em todo o mundo sem acesso ao Fortnite ", no Android é possível descarregar o Fortnite através do endereço web oficial.

Relacionado:  Youtube faz história na plataforma

YouTube video

O vídeo com o qual a Epic ataca a Apple após a aempresa da maçã remover o jogo da App Store.

Num comunicado disponibilizado aO The Verge, um porta-voz do Google comentou que, o ecossistema aberto do Android permite que os programadores distribuam aplicações através de vários canais “Quem decide usar a Play Store como meio de distribuição deve agir em conformidade com as políticas que, de acordo com a empresa “são justas e mantêm a loja segura para os utilizadores“.

É claro que a Epic não pensa o mesmo.

Nesse sentido, o Google espera continuar a negociar com a Epic e chegar a um acordo que permita o regresso do Fortnite, na Google Play Store.

A Epic também processou o Google

Além da ação movida contra a Apple pela Epic Games, o programador de Fortnite também entrou com outro processo contra o Google pelas mesmas razões.

No documento, eles alegam que a empresa está "Usar o seu tamanho para fazer o mal contra concorrentes, inovadores, clientes e utilizadores em mercados onde o Google é grande o suficiente para ter o monopólio".

Por outro lado, embora o Fortnite possa ser obtido "oficialmente" através do endereço web oficial do programador, ficaríamos todos mais satisfeitos se estivesse na Play Store.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!