Android Geek
O maior site de Android em Português

Empresa constrói um robô que pode imprimir um edifício em 3D em menos de 14 horas

Não é uma ideia inovadora, os investigadores do Massachusetts Institute of Technology desenvolveram um novo sistema robótico capaz de imprimir em 3D um edifício inteiro.

O sistema envolve um veículo de rastreamento que carrega um braço de robô gigante com um braço menor de precisão numa extremidade, capaz de extrudir material isolante de betão ou spray. Ele também possui conectores finais adicionais de fabrico digital, como uma cabeça de fresagem.

“Para este projeto, nós criamos um sistema robótico que é móvel para que ele possa entrar no site, reunir a sua própria energia através da energia fotovoltaica e reunir o seu próprio material para realizar o fabrico usando materiais locais como terra comprimida ou mesmo gelo” afirma Steven Keating , um engenheiro de engenharia mecânica que trabalhou no projeto. “O mais importante, queríamos ter certeza de que isso poderia integrar-se num site de construção, e teria benefícios incríveis em comparação com as técnicas de construção regulares”.

Estes benefícios são numerosos. Por um lado, pode produzir estruturas mais rápidas e mais baratas do que os métodos tradicionais de construção. Também poderia ser usado para criações mais personalizadas, com base tanto nos materiais locais disponíveis quanto nas condições ambientais.

“Uma das coisas com as quais estamos mais entusiasmados é poder coletar dados ambientais e usar isso para projetar sobre a marcha”, disse Keating. “Se você olhar para a natureza, cada estrutura é adaptada ao seu ambiente. No futuro, nós imaginamos que poderíamos usar sensores para determinar coisas como a condição do solo e usar todas essas informações para otimizar um projeto – de sensores térmicos para descobrir onde o isolamento do piso deve ser feito e para sensores solares para descobrir onde colocar as janelas “.

Este processo de construção pode levar a estruturas únicas interessantes, como paredes curvas num prédio para ajudá-lo a suportar ventos fortes ou paredes mais isoladas do que outras de acordo com as temperaturas exteriores.

Possíveis aplicações para a impressora 3D do robô podem incluir qualquer coisa, desde a construção rápida de novas casas em áreas de desastre, até à promessa de construir no espaço.

Por enquanto, teremos que estar satisfeito com uma compilação de prova de conceito realizada pelos pesquisadores, na qual eles usaram a tecnologia para imprimir em 3D a estrutura básica com o 15 metros de diâmetro e 4 metros de altura. Tempo de impressão total? Apenas 14 horas.

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link