Elon Musk quer trocar os trabalhadores Tesla por robôs. Tesla Optimus é o nome

Se a empresa conseguir estabelecer os seus robôs, muitos trabalhadores perderão os seus empregos. No entanto, os peritos da indústria têm reservas quanto a este plano.

De acordo com a informação mais recente, a Tesla exibirá o seu robô humanóide Optimus no evento “Dia da Inteligência Artificial” no final deste mês. A empresa também tem planos para a sua utilização em grande escala na sua fábrica do Texas. Se a empresa conseguir estabelecer os seus robôs, muitos trabalhadores perderão os seus empregos. No entanto, os peritos da indústria têm reservas quanto a este plano.

Tesla Optimus

A fábrica da Tesla no Texas está a fazer planos ambiciosos para instalar milhares de robôs humanóides “Tesla Optimus” na fábrica. Eventualmente, milhões de robôs “Tesla Optimus” serão distribuídos em todo o mundo. Dentro da empresa, desenvolveu-se o clima para a utilização dos robôs Tesla Optimus. A empresa está também a discutir os robôs num número crescente de reuniões internas.

A longo prazo, disse Musk, os robôs também poderiam ser utilizados em casas, cozinhando, cortando relva e cuidando de pessoas mais idosas. Em última análise, Musk espera, que o negócio da robótica seja maior do que as receitas de Tesla com os automóveis. A 30 de Setembro deste ano, no “Dia da IA” (Dia da Inteligência Artificial), a Tesla mostrará um protótipo do seu robô humanóide, Optimus. Hoje, Musk confirmou isto no Twitter, dizendo que a equipa de inteligência artificial de Tesla está a trabalhar num robô humanóide chamado Optimus, que poderá iniciar a produção no próximo ano.

Especialistas afirmam que o Optimus da Tesla irá enfrentar alguns obstáculos

De acordo com investidores, peritos da indústria e analistas, os Tesla Optimus teão de responder a algumas perguntas. A empresa terá de responder se pode demonstrar progressos tecnológicos suficientes para justificar a utilização do robô “universal” em fábricas, casas e noutros locais. Isto acontecerá antes da Tesla conseguir usar centenas de robôs nas suas fábricas para executar tarefas de produção específicas.

Tesla Optimus

De facto, empresas como a Honda Motor e Hyundai Motor (uma divisão da Boston Dynamics) têm vindo a desenvolver “robôs humanóides” há décadas. Mas, tal como os automóveis auto-conduzidos, os robôs deparam-se com problemas em situações imprevisíveis.

“Acontece que os carros auto-conduzidos não são tão fáceis de fazer como alguém pensava”, disse Shaun Azimi, chefe da Equipa de Robótica da NASA, aos meios de comunicação social. “Até certo ponto, o mesmo é verdade para os robôs humanóides. É muito difícil ser flexível e robusto e dar resposta a uma situação inesperada”.

Durante o seu evento “Dia da Autonomia” em 2019, Musk prometeu ter 1 milhão de robotaxis na estrada até 2020. Mas até à data, a Tesla falhou em entregar um carro que o possa fazer.

Não há grandes expectativas. Para já…

Especialistas dizem que os robôs Musk podem ser capazes de demonstrar capacidades básicas no evento “Dia da IA”. No entanto, acreditam que a empresa dificilmente estará à altura das expectativas. Para ter sucesso, a Tesla precisa de demonstrar que o robô pode fazer uma variedade de acções não planeadas, disse Nancy Cooke, uma professora de engenharia de sistemas humanos na Universidade Estatal do Arizona. Tais provas podem impulsionar as acções de Tesla. Actualmente, as acções de Tesla estão 25% abaixo do seu pico de 2021.

Vai gostar de saber:  Apple estabelece parceria com OpenAI para avançar na inteligência artificial

Tesla Optimus

“Se simplesmente deixar o robô andar por aí, ou puserem o robô a fazer uma dança, isso já está feito”, disse Cooke. “Não vai impressionar as pessoas”.

No passado, Musk provou que os cépticos estavam errados. Musk já admitiu anteriormente que os robots humanóides não são suficientemente inteligentes para “tomarem” o mundo real sem instruções explícitas. Contudo, ele afirma que Tesla poderia usar a sua perícia em inteligência artificial e componentes-chave para desenvolver e produzir robôs humanóides inteligentes e de baixo custo à escala.

Tesla está a trabalhar no robô humanóide, Optimus Prime

Em Junho, o CEO do Tesla Elon Musk publicou no Twitter que o segundo evento do Tesla AI Day (Dia da Inteligência Artificial) foi adiado para 30 de Setembro. Naturalmente, a empresa está a dar os últimos retoques ao seu robô humanóide, Optimus. Elon Musk revela também que todos os carros nos Estados Unidos e Canadá com uma pontuação de segurança de mais de 80 receberão um convite para descarregar o FSD Beta 10.69.2.2 até hoje. Além disso, em resposta aos comentários nas redes sociais, Musk disse que a equipa de piloto automático/inteligência artificial de Tesla está a trabalhar no robô humanóide Optimus e na função de estacionamento autónomo, e os prazos definidos são todos para o final deste mês.

Tesla bot

Isto confirma que Tesla mostrará um protótipo da Optimus no segundo evento do Dia da IA Tesla. Musk revelou anteriormente que o robô humanóide Optimus Prime funcionará utilizando as oito câmaras utilizadas pelo seu sistema de auto-condução, e terá também um ecrã na cabeça para interagir com os humanos. Disse também que se o robô humanóide Optimus Prime puder ser produzido em massa nos próximos dois anos, sob o efeito de escala, o seu custo seria inferior ao de um carro, e o preço poderia ser de 25.000 dólares.

De acordo com relatórios, na reunião de accionistas da Tesla realizada a 4 de Agosto, Musk disse que, a longo prazo, os robôs Optimus Prime serão mais valiosos do que os automóveis e irão mudar completamente a economia. Musk disse anteriormente que o Optimus Prime pode basicamente fazer qualquer coisa que os humanos não queiram fazer, tal como realizar trabalho perigoso, repetitivo ou aborrecido.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!