Edward Snowden não usa serviços Google. Porque será?

É famoso por divulgar ao público informações sobre os programas de vigilância da NSA. Isto fez dele um herói para muitas pessoas que estão preocupadas com a sua privacidade.

Edward Snowden é um dos nomes mais conhecidos nos círculos onde a privacidade dos dados da população e a NSA (Agência Nacional de Segurança) em são os tópicos de discussão.

Edward Snowden é um nome bem conhecido nos círculos de discussão sobre a privacidade de dados e NSA. É famoso por divulgar ao público informações sobre os programas de vigilância da NSA. Isto fez dele um herói para muitas pessoas que estão preocupadas com a sua privacidade. Ele vive atualmente em exílio na Rússia.

Edward Snowden não usa serviços Google. Porque será? 1

Depois de trabalhar com a CIA e na NSA, em 2013 fugiu dos EUA e divulgou milhares de documentos classificados da NSA, revelando ao mundo informações governamentais altamente secretas

Como denunciante de alto nível dos EUA, não pode regressar ao seu país, vivendo actualmente sob asilo na Rússia, que lhe concedeu uma residência permanente ilimitada a partir de 2020.

Foi em 2013 que, Edward Snowden, um antigo contratado da CIA e da NSA, revelou ao mundo as operações secretas da NSA que incluem a espionagem de comunicações e a recolha de grandes quantidades de metadados de linhas telefónicas. Na Rússia, onde lhe foi concedido asilo temporário, Edward continua a procurar novas formas de escapar à captura – bem como a continuar a trabalhar com jornalistas e ativistas.

Não vamos entrar em mais detalhes sobre este homem fascinante e as fugas de informação que abalaram o governo do , alegado, país mais poderoso do mundo, o que queremos saber no âmbito do AndroidGeek é que telefone usa o Edward Snowden?

Edward Snowden recomenda GrapheneOS, um sistema operativo baseado em Android.

Eu sei que estavam á espera de uma resposta concreta e se possível de uma marca e modelo especifícos, recomendados pelo ícone da defesa do direito á privacidade. Mas o que temos é uma recomendação do próprio Snowden de um sistema operativo que não sendo exactamente Android, tem o Android por base.

Em qualquer caso, se for o tipo de pessoa que não confia nem no Google nem na Apple para tratar da sua informação privada, poderá achar interessante saber sobre o GrapheneOS.

Edward Snowden não usa serviços Google. Porque será? 2

O GrapheneOS é um sistema operativo baseado no Android. Tem o mesmo modelo de segurança que o sistema Android de linha principal. As aplicações padrão foram removidas, mas todas as características comuns do Android estão disponíveis através de uma chamada “loja de aplicações” que é na verdade um website.

Este é um projecto open source sem fins lucrativos desenvolvido por uma pequena organização liderada pelo engenheiro de segurança Daniel Micay, com o objectivo de ser um “SO móvel centrado na privacidade e segurança com compatibilidade de aplicações Android”.

Vai gostar de saber:  Xiaomi 12 Pro e Xiaomi 12X Oficiais com especificações muito interessantes

Corremos riscos ao usar Android ou iOS?

Edward Snowden diz:

“Os sistemas operativos iOS e Android que funcionam em quase todos os smartphones escondem inúmeros números de falhas de programação, conhecidas como vulnerabilidades de segurança, que significam que aplicações como o iMessage ou navegadores Web se tornam perigosas: podem ser pirateados facilmente.”

Como é que é o GrapheneOS?

What does an ex-CIA whistleblower use: Android or iPhone? (Edward Snowden)Image credit: Medium

Imaginem o Android sem os serviços Google Play (tipo telefone Huawei, mas não exactamente), e é essencialmente isso. Não é uma experiência nova radical que tem uma curva de aprendizagem, mas sim uma cópia do Android. Excepto que, é claro, tecnicamente mais seguro.

O que torna o GrapheneOS tão seguro?

Primeiro e acima de tudo, apesar de ser baseado no Android, o GrapheneOS não tem aplicações ou serviços Google incorporados, o que significa que não terão os olhos do gigante dos motores de busca por cima dos vossos ombros, que normalmente recolhe bastante informação num telefone normal Android.

E, como mencionámos, a Google está alegadamente a participar no programa PRISM da NSA. O que significa que, se solicitado, a Google fornecerá à NSA toda a sua informação privada, incluindo as suas comunicações na Internet.

Nota: Foi esta a justificação do governo dos EUA para sancionar a Huawei. Que se solicitado a Huawei poderia fornecer dados ao governo chinês… Se a ironia matasse..

Edward Snowden não usa serviços Google. Porque será? 3

Além disso, sem ser demasiado técnico, GrapheneOS apresenta uma encriptação de disco melhorada, o que significa que seria muito difícil para qualquer pessoa ter acesso aos vpssp ficheiros.

Coisas como o Wi-Fi, rede móvel, basicamente tudo o que depende de terceiros (por exemplo, o vosso fornecedor de Internet) e que vos possa identificar também é modificado, ou no mínimo vão receber recomendações sobre como se pode abordar o assunto com mais segurança pela equipa do GrapheneOS.

Devo instalar o SO Graphene?

A menos que sejam um denunciante do governo não precisam de ir tão longe como instalar GrapheneOS no vosso telefone pessoal.

No entanto, se estiver apenas curioso ou realmente atento à privacidade e tiver um modelo Google Pixel, pode dirigir-se ao site oficial e experimentar.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!