Dimensity 1080 da MediaTek abre a porta a telemóveis com câmara de 200MP

O nome é Dimensity 1080, e é uma verdadeira surpresa. Sucessor do Dimensity 920 SoC, este chip tem suporte para câmaras primárias de 200MP e gravação de vídeo de 4K.

Está entusiasmado com o novo chipset MediaTek? Bem, deveria estar! O nome é Dimensity 1080, e é uma verdadeira surpresa. Sucessor do Dimensity 920 SoC, este chip tem suporte para câmaras primárias de 200MP e gravação de vídeo de 4K. É perfeito para dispositivos de média gama, e mal podemos esperar para o ver em ação.

Esta semana, a MediaTek apresentou o novo chipset Dimensity 1080 que afirma trazer um aumento de desempenho aos smartphones 5G. Além disso, o fabricante do chipset prevê actualizações significativas da câmara em relação ao predecessor, o Dimensity 920 SoC.

Dimensity 1080 da MediaTek abre a porta a telemóveis com câmara de 200MP 1

O novo chipset Dimensity é construído sobre uma arquitectura de 6nm que inclui um CPU octa-core com dois núcleos de CPU Cortex de braço A78 que prometem velocidades de relógio de até 2,6GHz. É acompanhado por um CPU MP3 Arm Mali-G72 que promete desempenho para utilizadores que dependem de jogos, streaming, ou navegação.

O conjunto de chipset Dimensity 1080 também inclui todas as últimas características da câmara com suporte para uma lente primária de 200MP e o MediaTek’s Imagiq ISP. O SoC pode tratar de gravações de vídeo HDR 4K para vídeo.

As câmaras de 200MP só agora começaram a chegar ao mercado, sendo o primeiro o Edge 30 Ultra da Motorola. Por isso, será interessante ver estas funcionalidades chegar aos equipamentos de gamas mais baixas.

Vai gostar de saber:  Samsung Galaxy Z Flip 6 vs Galaxy S24: Diferenças Principais e Qual Escolher

Espera-se que o chipset alimente alguns dos melhores smartphones Android baratos, e o MediaTek touts como pode lidar bem com jogos com o seu avançado HyperEngine 3.0 juntamente com a unidade de processamento de IA 3.0 para eficiência energética. O SoC suporta ainda Wi-Fi 6 e opera abaixo de 6GHz 5G para conectividade.

Na publicação de lançamento, CH Chen, Director Geral Adjunto da Unidade de Negócios de Comunicações Sem Fios da MediaTek, diz que “o Dimensity 1080 oferece um conjunto completo de funcionalidades avançadas que desafiam as expectativas sobre o que um smartphone 5G pode fazer”.

“Este novo chipset foi concebido para melhorar ainda mais muitas das funções que tornaram o seu predecessor grande, incluindo o poder de processamento, a qualidade da câmara e do vídeo, e o tempo de comercialização para os fabricantes”

Finalmente, a MediaTek assegura que os smartphones de média potência Dimensity 1080 começarão a ser lançados no quarto trimestre deste ano. Os utilizadores poderão tirar partido das últimas inovações do MediaTek neste chipset a um preço acessível.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!