Android Geek
O maior site de Android em Português

Designer explica a lente de forma livre no Huawei Mate 40 Pro +

A série Huawei Mate 40 deu continuidade ao design simétrico da linha Mate, a introdução de um design futurista dá a esta linha Huawei Mate 40 um estilo único e instantaneamente reconhecível. Entre eles, o Huawei Mate 40 Pro + vem com câmara de 50 megapixels, lente ultra grande angular de 20 megapixels, lente ToF, periscópio de 8 megapixels 10X e câmara telefoto de 12 megapixels, oferecendo zoom óptico de 17x.

No final de outubro, a Huawei apresentou oficialmente a sua Mate 40 Series. A série Huawei Mate 40 deu continuidade ao design simétrico da linha Mate, a introdução de um design futurista dá a esta linha Huawei Mate 40 um estilo único e instantaneamente reconhecível.

Entre eles, o Huawei Mate 40 Pro + vem com câmara de 50 megapixels, lente ultra grande angular de 20 megapixels, lente ToF, periscópio de 8 megapixels 10X e câmara telefoto de 12 megapixels, oferecendo zoom óptico de 17x.

Lente de forma livre Huawei e outros destaques do módulo

Além disso, a câmara ultra grande angular do novo telefone Huawei Mate 40 Pro + usa a primeira lente de forma livre da indústria, com uma câmara ultra grande angular de 20 megapixels que reduz drasticamente a deformação nas margens da imagem para recriar ainda o mundo real como o vemos a olho nu.

O design de lentes de forma livre da Huawei

De acordo com as informações divulgadas pela Universidade de Ciência eletrónica e Tecnologia de Hangzhou, a câmara ultra grande angular do novo Smartphone da Huawei usa a primeira lente de forma livre da indústria, que, de acordo com o CEO da Huawei Consumer, Richard Yu, “resolve o problema da distorção, capta a verdadeira forma do objecto, e pode tirar o melhor retrato ”. O designer de protótipo desta lente de forma livre, Hou Changlun é professor da escola de informação eletrónica da universidade.

Hou Changlun, professor associado da escola de informação eletrônica da universidade.
Hou Changlun (Crédito: Universidade de Ciência eletrónica e Tecnologia de Hangzhou, Weibo)

O que é uma lente de forma livre?

Ao contrário da ótica esférica e asférica tradicional, as superfícies de forma livre ótica não são axissimétricas, irregulares e complexas. Ao introduzir superfícies de forma livre num sistema óptico, o sistema óptico pode tornar-se mais compacto, mais leve e ter menos elementos ópticos; e pode corrigir melhor a deformação do sistema óptico e melhorar a qualidade da imagem. Os smartphones possuem um amplo mercado, o que possibilita que aparelhos de última geração utilizem componentes óticos de última geração para melhorar a experiência fotográfica do utilizador.

O Dr. Hou Changlun formou-se no Departamento de Optoeletrônica da Universidade de Zhejiang, com especialização em tecnologia de medição e instrumentação, e tem quase 20 anos de experiência em pesquisa em micro-óptica, imagem óptica e inspeção óptica. Ele acredita que as superfícies de forma livre de baixa precisão têm sido amplamente utilizadas em sistemas de iluminação óptica para melhorar a uniformidade da iluminação e a eficiência energética; com o rápido desenvolvimento do processamento de superfície de forma livre de alta precisão e tecnologia de inspeção, a aplicação de superfícies de forma livre em sistemas ópticos de imagem de alta precisão irá tornar-se cada vez mais habitual.

Relacionado:  Samsung foi responsável por 88% das remessas de smartphones 5G na Europa Ocidental no primeiro semestre 2020

Os produtos ópticos de forma livre expandiram os horizontes e a procura do mercado crescerá rapidamente.

Changlun Hou está envolvido no projeto da Huawei desde 2018. A primeira fase dedicou-se principalmente a pesquisa de superfícies de forma livre em lentes ultra-grande angular para smartphones, com foco na capacidade das superfícies de forma livre para corrigir a distorção de lentes ultra grande angular de smartphones e, depois de quase um ano de design teórico e simulação, o objetivo foi alcançado: com a introdução de uma lente de forma livre, uma lente ultra grande angular sem distorção é real e está na linha Huawei Mate 40.

A segunda fase aplicou principalmente os resultados da pesquisa da primeira fase ao modelo Mate 40 produzido em massa pela Huawei, Changlun participou da produção em massa de lentes ultra-grande-angulares como consultor técnico da Huawei.

“Felizmente, o projeto do protótipo da lente de forma livre que fizemos pode ser colocado em prática e as especificações e parâmetros desenvolvidos podem ser aplicados”, disse Hou Changlun.

Em geral, há sempre um distanciamento do desenvolvimento de tecnologia às aplicações industriais. Mas a Huawei mantém uma alta sensibilidade para a fronteira da tecnologia e aproveita a oportunidade para transformar a tecnologia numa experiência de utilizador atualizada, e cria maior valor para os utilizadores.

Benefícios da lente de forma livre

A lente ultra grande angular nos telefones Huawei Mate 40, graças à introdução de superfícies de forma livre permite uma qualidade de imagem superior, a distorção ótica do sistema é menor, sem a necessidade de passar por software para correção de distorção para imagens de alta definição,

Usos futuros da lente de forma livre

Além de explorar a aplicação de lentes de forma livre em lentes ultra grande angulares, a equipa de pesquisa de Changlun Hou também está a avaliar a aplicação de superfícies de forma livre no sistema de zoom óptico integrado de smartphones, e os resultados da pesquisa deram origem a uma série de artigos: “Sistema de zoom óptico ultrafino baseado em superfícies de forma livre” no IEEE Photonics Journal, “Sistema de zoom óptico ultrafino baseado em superfícies de forma livre” em Optical Engineering de “Sistema de zoom óptico baseado no movimento lateral de lentes de forma livre Alvarez”.

Fonte

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!