Android Geek
O maior site de Android em Português

Os jogos para smartphone vão mudar a publicidade digital

Durante os meses de bloqueio, os downloads de jogos como PUBG e Call Of Duty Mobile aumentaram drasticamente, e as pessoas passaram muito mais tempo em jogos online. O pico mais alto foi registado no final de abril, quando as pessoas jogaram 62% mais tempo em comparação com o número de horas gastas durante o período pré-COVID em janeiro de 2020.

Os jogos online, especificamente em dispositivos móveis, tornaram-se extremamente populares em todo o mundo. Durante os meses de bloqueio, as pessoas despenderam muito mais tempo em jogos online e os downloads de jogos como o PUBG e Call Of Duty Mobile aumentaram significativamente. O pico mais alto foi registado no final de abril, mês em que as pessoas jogaram 62% mais tempo em comparação com o número de horas gastas durante o período pré-COVID em janeiro de 2020. De entre os jogos mais escolhidos encontramos jogos de arcade e de estratégia, mas também as Apostas esportivas online.

Os jogos para smartphone vão mudar a publicidade digital 1

A base de utilizadores da Internet deverá atingir o valor de 829 milhões até 2022, sendo liderada pelos pacotes de dados móveis disponíveis em cada mercado. Isto significa que existe ainda um vasto potencial por explorar por parte das marcas e anunciantes junto do público mais jovem com vista a alavancarem a sua publicidade digital.

A maior parte dos utilizadores de Internet acedem á World Wide Web através de dispositivos móveis. Os dados móveis, que são cada vez mais acessíveis, estão a moldar igualmente a indústria de jogos. A KPMG diz que o segmento de jogos irá experienciar um crescimento expressivo até 2021.

Marcas e anunciantes precisam repensar as suas estratégias de marketing para se adaptarem às mudanças de comportamento dos consumidores no mundo pós-pandémico. A rápida evolução do mundo dos jogos para smartphone oferece aos anunciantes novas oportunidades de alcançar clientes com base nos seus interesses e comportamentos pessoais.

 

Aumento na oferta de jogos móveis

A demografia dos jogadores alterou, passando do predomínio urbano de jovens do sexo masculino para um público mais diversificado quanto ao género, faixa etária e interesses. Um estudo realizado nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha junto de mulheres mães concluiu que elas constituem já quase metade dos pais que são jogadores reduzindo, assim, as assimetrias de género. Desde os funcionários que jogam durante as pausas do trabalho às mães que aproveitam o tempo livre para fazer um jogo, o universo dos jogadores tornou-se mais diversificado.

Relacionado:  Google Drive testa recurso para permitir encriptar arquivos off-line

Essa popularidade dos jogos para smartphone atraiu a atenção dos anunciantes devido à sua capacidade de atingir os consumidores usando a segmentação por localização e em tempo real. No entanto, apenas algumas marcas usam os jogos para smartphone na sua estratégia. Isso sugere grandes oportunidades por explorar nas plataformas de jogos junto dos anunciantes. Para anunciantes que procuram um ambiente onde o comportamento do consumidor está em constante mudança, os jogos para smartphone podem ser o melhor meio para campanhas digitais.

Subindo o nível dos formatos de anúncio em jogos

A publicidade de jogos para smartphone pode ser fornecida através de anúncios em banner ou anúncios dentro do jogo. Os anúncios de banner são uma ótima forma de começar, pois são simples e oferecem uma experiência de marca em ecrã inteiro. Contudo, se isso interromper o fluxo do jogo, o jogador terá mais oportunidades de saltar o anúncio. Os anúncios de vídeo associados a recompensas no jogo também podem ser ignorados mas os jogadores recebem uma recompensa, uma vida extra ou o desbloqueio de um novo nível em troca da sua atenção, o que promove o desenvolvimento de sentimentos mais favoráveis sobre a marca.

Os anúncios no próprio jogo permitem que as marcas executem campanhas que se integram perfeitamente nos jogos, sem a opção de o jogador os ignorar. A natureza interativa desses anúncios permite que os anunciantes mantenham os jogadores interessados, recompensando-os, através de compras na aplicação, com benefícios no jogo, tempo extra, aumento de potência ou outros recursos disponíveis. Estes anúncios são praticamente impossíveis de ignorar.

Qual a vossa opinião como jogadores? Preferem um bom jogo grátis, mas com anúncios, ou preferem pagar por um jogo?