Android Geek
O maior site de Android em Português

Depois do Fortnite, a Apple ameaça banir jogos baseados no Unreal Engine da Epic Games

A empresa de Cupertino ameaça banir todos os jogos desenvolvidos com o Unreal Engine, o que pod causar muitas e muitas vítimas colaterais. Este braço de ferro entre a Epic Games e a já está a ser travado há alguns dias e mete mesmo a Google pelo meio.

O guerra declarada entre a Apple e a Epic Games está a tomar uma direcção dramática para a editora de videojogos. A empresa de Cupertino ameaça banir todos os jogos desenvolvidos com o Unreal Engine, o que pod causar muitas e muitas vítimas colaterais.

Fortnite: Apple e Google

Este braço de ferro entre a Epic Games e a já está a ser travado há alguns dias e mete mesmo a Google pelo meio. O Fortnite está agora inacessível na Play Store e na App Store. Esta retirada do jogo é consequência de uma violação das condições políticas do Google Play e App Store por parte da Epic Games, oferecendo a sua própria solução de pagamento para microtransações dentro do jogo, contornando assim a famosa comissão de 30% da Apple e Google.

Na sequência da exclusão do Fortnite, a editora apresentou uma queixa contra as duas empresas, acusando-as de abuso de posição dominante. O caso foi agora levado à justiça. Enquanto se espera por um resultado, as tensões estão ao rubro entre os protagonistas. A Apple é particularmente manhosa e ameaça a Epic Games com consequências potencialmente terríveis.

Depois do Fornitite, os jogos que usam o Unreal Engine devem ser banidos pela Apple

A Epic afirma que a Apple está a ameaçar revogar o seu acesso às ferramentas de programador iOS e macOS. O editor poderá em breve ser retirado da plataforma de programadores da empresa de Cupertino. O ultimato da Apple foi emitido e ordena que a Epic Games desista do seu sistema de pagamento antes de 28 de agosto de 2020.

" Apple removeu Fortnite da App Store e informou a Epic que na sexta-feira, 28 de agosto, encerrará todas as contas de programador e excluirá a Epic das ferramentas de programador iOS e Mac. Pedimos ao tribunal que impeça esta retaliação “Escreve o editor num requerimento apresentado num tribunal da Califórnia para anular esta decisão. Este é um ataque direto à viabilidade a longo prazo do motor Unreal Engine.

« Seria impossível para a Epic Games continuar a desenvolver jogos para uso em dispositivos iOS e MacOS. Os programadores de terceiros que contam com o Unreal Engine para os seus jogos em dispositivos Apple não vão continuar com o Unreal Engine se ele não for compatível com os sistemas Apple. " Estas são algumas das consequências que tal retaliação poderia ter.

Apple reage

A Apple, por sua vez, foi rápida em responder após a publicação da Epic Games. " Queremos muito que a Epic Games faça parte do Apple Developer Program e das suas aplicações na Store. ». " O problema que a Epic criou para si mesma pode ser facilmente corrigido se enviarem uma atualização para a sua aplicação que a retorne às diretrizes que estes aceitaram e que se aplicam a todos os programadores. ».

Ainda que goste de ver estas batalhas contra gigantes como Google e Apple a verdade é que na altura da submissão do Fortnite nas plataformas a Epic concordou com as regras e não pode decidir a meio caminho que as mesmas não são justas. Ainda que não sejam.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!