Como os jogos online se tornaram uma tábua de salvação social

Mas felizmente o gaming pode ser um espaço seguro e inclusivo em face dos desafios que assolam a sociedade atual.

Como em muitas comunidades, os jogos online têm a sua parcela de toxicidade e hostilidade. Mas felizmente o gaming pode ser um espaço seguro e inclusivo em face dos desafios que assolam a sociedade atual. O racismo e sexismo não tem praticamente lugar na comunidade de jogos. E as competências sociais adquiridas pela interação com indivíduos de classes, raças e culturas diferentes é um dos fatores positivos do gaming online.

Como os jogos online se tornaram uma tábua de salvação social 1

Gaming em pandemia

Os jogadores usaram este seu hobbie para se manterem "ligados, sociais e sãos" durante a pandemia. “Durante demasiado tempo, as pessoas menosprezaram a atividade de Gaming e os jogadores foram apelidados de 'estranhos', mas agora as vantagens em tempos tão conturbados são evidentes na forma de manter relacionamentos e pertencer a comunidades digitalmente ”

Portanto, embora alguém passar várias horas por dia colado a um ecrã possa parecer um hábito doentio, até a Organização Mundial da Saúde acredita que pode ser a chave para reforçar os nossos laços com os outros. No início deste ano, a OMS lançou a #PlayApartTogether  e até mesmo os profissionais de saúde mental enfatizam a importância dos relacionamentos, ligações e comunidade nestes tempos.

 

Tempo de jogo aumentou desde Março de 2020

À medida que a pandemia se torna parte das nossas vidas e milhões em todo o mundo enfrentaram meses de isolamento social, os jogos continuam a ser uma surpreendente tábua de salvação. Estes novos jogadores podem manter os seus hábtos de jogo mesmo depois de terem permissão para socializar pessoalmente. Uma pesquisa do Google mostrou que 40% dos novos jogadores dizem que provavelmente continuarão a jogar videojogos após a pandemia.

A pandemia COVID-19 que se espalhou pelo mundo no início de 2020 não foi apenas uma grande ameaça à saúde pública, mas também a toda a indústria de entretenimento. Enquanto cinemas e teatros fecharam portas para tentar conter a disseminação da doença, muitas pessoas recorreram ao entretenimento doméstico durante os períodos de isolamento, procurando distração nos melhores jogos online ou até mesmo em Slot Machines Online. Durante um estudo de março de 2020, os jogadores de videojogos nos Estados Unidos relataram que passaram 45% mais tempo a jogar durante a quarentena do que em períodos anteriores.

Relacionado:  Samsung Galaxy S21 está prestes a receber atualização do Android 12

Como os jogos online se tornaram uma tábua de salvação social 2

Fonte: Statista

Impacto da pandemia na indústria de videojogos

Em contraste com muitos outros setores que foram drasticamente afetados pela pandemia, a indústria de videojogos tem sido muito mais resistente à pandemia. A maioria dos programadores, editores e operadores de videojogos foram capazes de manter as operações com funcionários que trabalham de casa remotamente para sustentar o desenvolvimento de jogos e novos lançamentos digitais. Os jogos online viram um número recorde de jogadores durante a pandemia como uma atividade ideal para combater o distanciamento físico, uma prática recomendada pela Organização Mundial de Saúde que ajudou a aumentar as receitas para muitas empresas na indústria de jogos.

Ainda assim, houve impactos negativos na indústria, notavelmente grandes eventos como o E3 2020 cancelados ou adiados, que pode ter impactado as relações entre os programadores e editoras. Isso afetou particularmente os desenvolvedores independentes que normalmente usam estes eventos para reuniões cara a cara com parceiros em potencial para obter financiamento e suporte , e fez com que tivessem que atrasar ou cancelar projetos.  Além disso, muitas ligas esport tiveram que alterar os seus planos, passando de eventos ao vivo para remotos ou cancelando completamente. Partes do setor que dependiam de produtos físicos, como lojas de e fabricantes de periféricos, bem como aqueles que dependiam de atividades presenciais, como garantia de qualidade por meio de playtesting, avaliação de classificações e marketing, também enfrentaram dificuldades neste período.

 

A verdade é que como em tudo, devemos encarar o Gaming online com moderação e não deixar que substitua outro tipo de interações sociais nas nossas vidas. Seja em plataformas de Streaming de jogos como o Google Stadia  ,ou nas tradicionais consolas para jogos e PC.

 

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!