Android Geek
O maior site de Android em Português

Como instalar arquivos APK no Android?

Existem inúmeras lojas de aplicações de terceiros nas quais podem instalar arquivos APK no vosso Android. Mas sabem fazê-lo?

Fazer o Download de aplicações do Google Play é um processo rápido e confortável, pois basta clicar no botão "Instalar" para adicionar a aplicação ao sistema do vosso Android.

Como instalar arquivos APK no Android? 1

Mas o que acontece quando uma aplicação não está na loja do Google?

Hoje vamos falar de ficheiros APK, e o que são, quais são as melhores lojas para fazer Download e como podem instalá-los no Android.

O Google recomenda que não instalem aplicações de terceiros para alegadamente proteger os dispositivos, mas também o seu monopólio. Não quero ser má língua, mas nem todas as recomendações da Google têm exclusivamente a segurança em vista.

Por exemplo o jogo Fortnite não foi disponibilizado inicialmente na Play Store e isso significou perdas de milhões para a Google que cobra 30% por cada venda feita na Play Store. Podemos portanto concluir que quando não recomendam que instalem aplicações de fora da Play Store também estão a defender o seu bolso.

Descobrir que há vida além da Play Store é uma coisa boa

Desde que tenham cuidado, podem instalar arquivos APK no vosso Android e aproveitar as aplicações que desejam no vosso smartphone. Se ainda não souberem como esses arquivos funcionam, este guia será muito útil.

 

Se não quiser usar o Google Play, pode Fazer Download e Instalar o WhatsApp APK de outras lojas de aplicações.

O que é um arquivo APK

Um arquivo com a extensão ".APK" ("Pacote de aplicações Android"  é um arquivo compactado contendo componentes para instalar em telefones e tablets Android. Quando o utilizador os executa, o sistema operativo lê o pacote e inicia a sua instalação no dispositivo. Para ter uma ideia melhor de como funciona, o fiquem a saber que é semelhante aos arquivos .exe no Windows.

Esses arquivos APK são uma boa maneira de aceder aplicações ou novas versões de aplicações que não estão disponíveis no Google Play.

Porém, nem tudo é positivo, pois é necessário fazer o Download de outras plataformas, e o utilizador corre o risco de abrir as portas do smartphone ou tablet para software malicioso. No entanto o Google Play Protect no vosso dispositivo vai analisar também essa aplicação e alertar caso haja algo "esquisito".

Melhores lojas para instalar arquivos APK

Existem numerosas lojas alternativas ao Google Play através das quais podem instalar com segurança os arquivos APK das aplicações.

AppGallery

Como instalar arquivos APK no Android? 2

A AppGallery não é uma alternativa universal, até porque está apenas disponível em equipamentos Huawei e Honor, mas é uma loja de aplicações que já conta com quase todas as aplicações mais utilizadas e está em permanente atualização com mais e melhores ofertas a cada dia.

Apk Mirror

O Apk Mirror é um um portal (também dispõe de uma versão App) que vos permite fazeres Download de praticamente todas as aplicações existentes na Play Store. E melhor, podem escolher qual a versão que querem instalar, o que pode ser muito útil se a última versão não estiver a funcionar para vocês. O Apk Mirror está ligado ao site Android Police e executa uma verificação de segurança aos apks disponibilizados, pelo que é uma alternativa segura à Play Store

Apk Mirror

Aptoide, não é a única solução, mas é a mais simples. E é Portuguesa! 

Se forem ao site da Aptoide no vosso smartphone podem através dele fazer download do APK da loja portuguesa, após esta simples instalação podem nesta loja instalar tudo aquilo que outros sites vos vão dizer que não podem ter.

Ora vejam:

Como instalar arquivos APK no Android? 3

Não vamos ser ingénuos e achar que este sistema é perfeito. Em termos de verificações de segurança a Aptoide ainda tem um longo caminho a percorrer.

F-Droid

 

O F-Droid oferece um grande catálogo de aplicações de código aberto.

F-Droid é uma loja de aplicações alternativa, que no seu catálogo apenas possui aplicações gratuitas e cujo código-fonte é gratuito. Isso implica várias coisas, entre elas que muitas das aplicações populares não estão disponíveis, mas, por outro lado, é possível encontrar alternativas de código aberto, talvez mais interessantes do que as originais.

 

Como instalar arquivos APK no Android

Depois de explicar o que são arquivos APK e quais são as melhores lojas para fazer o Download, esta é a altura ideal aprender como instalá-los no vosso Android. Antes de começar, devemos explicar que selecionamos a o Apk Mirror para fazer o tutorial. O processo para outras lojas é semelhante. Vamos começar!

1º- Entra em Apk Mirror - ou a loja que escolheram - e pesquisar a aplicação que desejam instalar.

2º- Clique no botão "Download" e, na nova página, é na página seguinte escolham novamente o no botão verde "Download". Antes de iniciar o processo de download, o Android avisa que o arquivo pode ser perigoso. Para iniciar o download, clique em "Aceitar".

3º- Antes de iniciar a instalação, Tenham em mente de que precisam ativar fontes desconhecidas no Android para poder instalar o arquivo APK.

4- Depois de instalar o arquivo e ativar fontes desconhecidas, vão a "Meus arquivos"> "Downloads" e cliquem no arquivo APK para instalar.

5º- Após iniciar o processo de instalação, basta clicar no Botão "Instalar" para que a aplicação seja instalado no vosso Android.

Fácil e rápido, é assim que se instala arquivos APK para poderem usar aplicações que, por um motivo ou outro, não estão no Google Play.

Tenham em mente de que é algo que precisam fazer com cautela e façam sempre o Download de lojas de aplicações de terceiros que são seguras.

Além disso, aplicações como o WhatsApp disponibiliza o APK no próprio site, para que que possam fazer o download da aplicação com segurança.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!