Android Geek
O maior site de Android em Português

Como bloquear notificações de spam e anúncios maliciosos no Android

Em alguns casos, algumas aplicações foram apanhadas a enviar anúncios quando o telefone está inactivo ou no ecrã de bloqueio.

Muitas aplicações e jogos para smartphone incluem anúncios, o que é perfeitamente aceitável - afinal, os programadores precisam comer. No entanto, algumas aplicações maliciosas vão mais além, ao enviar notificações push contendo anúncios ou usando o ecrã inteiro quando o utilizador nem abriu a aplicação. Em alguns casos, algumas aplicações foram apanhadas a enviar anúncios quando o telefone está inactivo ou no ecrã de bloqueio. Estas aplicações não deveriam ter sido disponibilizadas na Play Store em primeiro lugar, mas se vos acontecer receber notificações de spam irritantes ou pop-ups em ecrã cheio, temos a solução.

Este guia vai ajudar a rastrear a origem dos anúncios, para que possam desinstalar as aplicações responsáveis. Se estiverem a receber muitas notificações do navegador,  também mostraremos como as gerir melhor.

Anúncios em ecrã cheio

Algumas aplicações maliciosas exibem anúncios em ecrã cheio, mesmo se estiver outra aplicação aberta. Felizmente, é incrivelmente fácil descobrir de onde vêm. Sempre que aparecerem, basta abrir o ecrã Recentes / multitarefa (o ecrã de todas as aplicações que estão a ser executadas de momento) e verificar qual a aplicação que aparece primeiro.

O nome real da aplicação deve aparecer na parte superior, mas algumas aplicações alteram o título para dificultar a identificação da origem do anúncio. Tudo o que precisam fazer é pressionar o nome da aplicação e tocar no botão Informações que os levará ao ecrã de informações da aplicação que envia esses anúncios. Podem desinstalá-lo diretamente do ecrã de informações.

Anúncios de notificação

As notificações por push que contêm anúncios são bastante comuns, mas, felizmente, geralmente são fáceis de se eliminar. Em qualquer telefone com Android 5.0 Lollipop ou superior, basta pressionar a notificação para ver de qual aplicação veio. Na maioria das vezes, o nome da aplicação já está visível na parte superior do alerta, mas algumas aplicações ocultam esses detalhes. Provavelmente, vão desejar desinstalar a aplicação instrusiva, mas se quiserem mantê-la, podem optar por ocultar as notificações. Depois de manter a notificação pressionada, deve haver uma opção para bloquear alertas futuros dessa aplicação.

Dependendo da versão do Android, haverá um botão de informações (que vos levará às opções da aplicação), um botão que diz 'Bloquear todas as notificações' ou uma auto explicativa.

Para ver todas as configurações e canais disponíveis, mantenham pressionada a notificação e toquem no botão de informações (também pode ser chamado de 'Mais configurações', 'Detalhes' ou algo parecido).

Anúncios de notificação da Samsung

Se são donos de um telefone Samsung, podem ter visto anúncios da Samsung na bandeja de notificações. Um exemplo foi em agosto de 2019, quando a empresa enviou vários alertas sobre o então novo Note10.

Como se não fosse mau o suficiente receber alertas irritantes do fabricante do nosso telefone, alguns deles não podem ser desativados mantendo pressionado na bandeja de notificações - vamos ver como encontrar os canais de comunicação dos anúncios Samsung e como os desativar.

Samsung Pay

  • Abra o Samsung Pay no seu telefone.
  • Abra o menu lateral e toque em 'Configurações'
  • Em "Geral", desative "Marketing e promoções".

Bixby

  • Abra o Bixby no seu telefone.
  • Toque no botão de menu no canto superior direito e seleccione 'Configurações'.
  • Em 'Geral', desative 'Notificações de marketing'.

Anúncios de notificação de um navegador da web

Se estão a receber anúncio de notificação de um navegador da Web, provavelmente não é o próprio navegador que os envia - é um site ao qual concederam acesso à notificação em algum momento. Podem ter feito isso acidentalmente ou não, mas qualquer que seja o motivo, podem acabar facilmente com as notificações de sites específicos.

Google Chrome

Se virEm uma notificação indesejada do Chrome, toquem no botão 'Configurações do site' e pressionem 'Notificações'. Nas versões mais antigas do Android, devem ver um pop-up Bloquear / Permitir . No Android 8.0 Oreo ou posterior, o utilizador será direcionado ao canal de notificação do site, podendo assim escolher.

 

.

Também podem desativar as notificações de um site a qualquer momento nas configurações do Chrome. Abram o Chrome, toquem no botão de menu no canto superior direito (três pontos), seleccione 'Configurações do site' e toque em 'Notificações'. Neste local verão todos os sites que já enviaram notificações para o vosso telefone. Para bloquear alertas de um site, seleccione-o na lista e toque em 'Notificações'.

 

Navegador de Internet Samsung

O navegador da Samsung lida com notificações quase exatamente como o Chrome. Quando um site envia um alerta, podem tocar no botão 'Configurações do site' para desativar as notificações de um site ou desativar os alertas de todos os sites. Descobrir quais são os sites que podem enviar notificações requer mais algumas etapas. Abram o navegador, toquem no botão de menu (três linhas) no canto inferior direito, pressionem 'Configurações', seleccionem 'Sites e downloads' e depois toquem em 'Notificações'.

Aqui o utilizador verá uma lista de todas as notificações enviadas recentemente.Se desejam desativar os alertas de um determinado site, toquem no botão de menu no canto superior direito e seleccionem 'Permitir ou bloquear sites'.

FireFox

O Firefox não suporta canais de notificação do Android e não possui uma lista geral de todos os sites aos quais o utilizador concedeu permissões de notificação. Como resultado, é mais difícil revogar permissões de um site específico, mas não impossível.

Quando o utilizador recebe uma notificação na Web, o site de origem é visível na parte superior. O utilizador precisa aceder o site no Firefox, tocar no cadeado verde na barra de endereços (ou em qualquer outro ícone que aparecer à esquerda da URL) e selecionar 'Editar configurações do site'.

Espero que este guia tenha ajudado a rastrear anúncios irritantes no vosso telefone ou tablet.Se a aplicação que envia anúncios for da Play Store, sugerimos deixar uma avaliação de uma estrela e denunciá-la ao Google.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais