Android Geek
O maior site de Android em Português

Comissão Europeia multa Google por práticas no sistema Android

Uma investigação iniciada pela Comissão Europeia sobre a política do Google em relação aos smartphones Android deve terminar na quarta-feira com uma multa de mais de US $ 3 mil milhões.

Tudo começou depois da denúncia que foi enviada pela FairSearch, um grupo de lobby representando várias empresas, incluindo Oracle e Microsoft.

Comissão Europeia multa Google por práticas no sistema Android 1

A questão que a Comissão está a examinar é que o Google exige que os fabricantes de smartphones que usam o sistema operativo Android instalem a Pesquisa do Google como mecanismo de pesquisa padrão e o Google Chrome como navegador padrão, impedindo a concorrência de maneira justa. Isto segundoa visão da Comissão Europeia.

O Google respondeu com uma publicação no blog a explicar que os dispositivos que usam o  seu sistema operativo móvel vêm em média com mais aplicações de terceiros pré-instaladas do que os seus concorrentes, Apple e Microsoft. Os iPhones, por exemplo, vêm apenas com as aplicações da própria Apple pré-instaladas. De acordo com Kent Walker, vice-presidente sénior do Google, os fabricantes não são obrigados a ter nenhum aplicativo do Google pré-instalado e são livres de ter software que concorra diretamente com o do Google. A isto refere-se o Dialer, o Calendar e outras aplicações Android principais e não o bloatware que algumas empresas também gostam de instalar.

Comparar-se à Apple não ajudou o Google pois a Comissão Europeia não considera o iOS como concorrente do Android. Sim, é uma visão ridícula, mas por causa do seu domínio na Europa, o regulador considera que o Android está num patamar exclusivo.

Além disso, o post no blog lembra que ter o pacote principal da Pesquisa do Google e do Google Chrome é o que permite que a empresa ofereça gratuitamente o sistema operativo, em vez de cobrar taxas de licença para pagar os substanciais  custos de desenvolvimento. Isto permite que os fabricantes de smartphones vendam os seus produtos a preços mais baixos, o que obviamente beneficia os consumidores.

A decisão da Comissão Europeia e a magnitude da multa dificilmente mudará a forma como o Google conduz os negócios através do Android. A participação de mercado europeia do sistema operativo móvel é de cerca de 74%, o que significa que provavelmente seria mais barato pagar multas regularmente do que fazer mudanças que possam prejudicar a receita.

fonte: Reuters

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link