Android Geek
O maior site de Android em Português

Chromebooks crescem a um ritmo forte em 2020

Este relatório consiste não apenas de notebooks e desktops, como também inclui tablets. De acordo com o mesmo, o mercado global cresceu 23% YoY, com 124.

A Canalys publicou o seu habitual relatório sobre o mercado global de PC, durante o 3º trimestre de 2020. Este relatório consiste não apenas de notebooks e desktops, como também inclui tablets. De acordo com o mesmo, o mercado global cresceu 23% YoY, com 124.5 milhões de unidades enviadas. Os Chromebooks foram o melhor produto dos computadores, enquanto que o mercado dos tablets, continua forte pelo 2º trimestre seguido.

Chromebooks crescem a um ritmo forte em 2020 1

Segundo o relatório a Lenovo, lidera o mercado de PC's com 23.5 milhões de unidades. Seguida pela Apple, HP, Dell e Samsung, em terceiro, quarto e quinto respetivamente. A Apple e Samsung conseguiram subir a este lugar apenas com os seus tablets. Isto claramente explica o crescimento do mercado de tablets de 43% YoY, com os envios a alcançarem os 44.3 milhões de unidades.

Quanto ao mercado de PC's, os Chromebooks tiveram um crescimento enorme, com 122% YoY com envios de 9.5 milhões de unidades. Este sucesso foi muito à custa de instituições educacionais e SMBs. A HP foi a líder de mercado, enviando 3.2 milhões de unidades, logo seguida pela Lenovo, Dell, Acer e Asus. No entanto a Lenovo foi claramente a maior vencedora, com um crescimento brutal de 351.2% YoY.

Quanto aos tablets, sem grandes surpresas a Apple lidera o mercado com 15.2 milhões de unidades enviadas. A Samsung segue logo em 2º lugar com 9 milhões de unidades. Seguida depois por Huawei, Amazon e Lenovo, em terceiro, quarto e quinto lugar, respetivamente. De notar que a Huawei continua forte na Europa, mesmo sem os GMS (Google Mobile Services), nos seus tablets.

Relacionado:  Há um Smartphone chinês com octa-câmara que dá para rir

Chromebooks crescem a um ritmo forte em 2020 2

O 3º trimestre foi juntamente com o 2º trimestre, os únicos em que o mercado de tablets cresceram desde 2015. Por isso é de assumir que a pandemia a nível mundial, ressuscitou o mercado de tablets, que se encontrava estagnado há 5 anos.

Por último o mercado de PC's desktop, caiu 32% YoY, no entanto os computadores AIO (All-in-one), cresceram 7%. Isto parece indicar que as pessoas procuram soluções diferentes nos equipamentos, seguindo alternativas como os tablets e PC's AIO.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!