Android Geek
O maior site de Android em Português

Câmaras invisiveis do OnePlus Concept One explicadas

Uma parte do vídeo mostrou as câmaras triplas traseiras do telefone invisíveis no início e depois visíveis no segundo seguinte. A OnePlus afirma que conseguiu isso usando a tecnologia de vidro que muda de cor.

Recentemente a OnePlus lançou um vídeo teaser onde mostra um recurso do smartphone OnePlus Concept One que deseja revelar na CES 2020 na próxima semana. Uma parte do vídeo mostrou as câmaras triplas traseiras do telefone invisíveis no início e depois visíveis no segundo seguinte. A OnePlus afirma que conseguiu isso usando a tecnologia de vidro que muda de cor. Agora temos uma explicação de como a tecnologia funciona.

Como funcionam as Câmaras invisiveis do OnePlus Concept One?

Para começar já sabemos que a tecnologia usa vidro eletrocrômico. Esse tipo especial de vidro muda de opaco para transparente quando uma corrente é aplicada ao vidro. É usado para fazer o teto solar de alguns carros de luxo, janelas de aviões e pode até ser encontrado em alguns edifícios onde é usado como paredes e janelas. A OnePlus vai usa-lo nos seus telefones com a ajuda da McLaren.

O OnePlus Concept One usa um pedaço deste vidro especial e o usa-o para encobrir as câmaras traseiras do telefone. Portanto, à primeira vista, o telefone parece não ter câmaras na parte traseira, mas quando o utilizador inicia a aplicação da câmara, uma carga é enviada ao vidro que o torna transparente e os sensores ficam visíveis. Quando o utilizador sai da aplicação, o vidro fica opaco. É  sem dúvida um bom truque para mostrar aos amigos, no entanto, há muito trabalho por trás, e desafios.

Desafios Câmaras invisiveis do OnePlus Concept One?

A  OnePlus teve que trabalhar na velocidad que leva para o vidro mudar de opaco para transparente. o utilizador não quer perder a foto perfeita porque o vidro ainda está a mudar de cor. Para uma empresa obcecada com velocidade, isso é definitivamente um detalhe importante, mas o CEO da OnePlus, Pete Lau, diz que o OnePlus Concept One é capaz de alternar entre opaco e transparente em menos de um segundo.

Segundo, o vidro requer energia para funcionar, outra coisa em que eles precisavam trabalhar era como minimizar o consumo de energia, para que não houvesse impacto na vida da bateria.

Pete Lau afirma que outro desafio foi a espessura do telefone, já que o vidro eletrocrômico exige a adição de outro material no vidro traseiro do telefone. Eles conseguiram fazê-lo com sucesso com apenas um aumento de 0,1 milímetros na espessura geral do telefone.

Por último, mas definitivamente não menos importante, é a fiabilidade. Ninguém quer um telefone cujas câmaras não possam ser usadas, porque há um problema que impede a mudança de cor do vidro. Também foi dito que o vidro eletrocrômico pode se degradar após vários anos ao alternar entre os modos e também não é facilmente substituível. A OnePlus não precisa devse preocupar muito, pois diz que este é apenas um dispositivo conceitual e não tem planos de entrar em produção em massa tão cedo.

OnePlus Concept Um esboço
OnePlus Concept Um esboço

Projeto Câmaras invisiveis do OnePlus Concept One

Sabemos também outros detalhes sobre o OnePlus Concept One. Os dados de que dispomos apontam que um modelo foi avistado numa entrevista em São Francisco no mês passado estava coberto de couro com a mesma cor laranja usada pela MacLaren. No entanto, o que vimos no vídeo teaser parece ser todo de vidro.

Com base em alguns diagramas de rascunho do produto, o OnePlus Concept One parece ter um ecrã diferente  no vídeo do teaser.

OnePlus Concept Um esboço
OnePlus Concept Um esboço

Diz-se que o OnePlus Concept One tem as mesmas especificações da câmara traseira que o OnePlus 7T Pro - Edição McLaren. Isso significa que conta com uma câmara traseira primária de 48MP emparelhada com uma câmara telefoto de 8MP e uma câmara de ângulo ultra wide de 16MP. A tecnologia de vidro eletrocrômico que cobre as câmaras é a mesma usada como uma opção para o McLaren 720S e o 2018 McLaren 570GT de 2018.

De acordo com Xi Zeng, diretor de criação da OnePlus, foram os McLaren 720S que viram num tour pela sede da McLaren que os inspiraram a trazer a tecnologia para os telefones. No final de 2018, já havia um grupo dedicado de engenheiros a trabalhar no projeto.

Resta saber se a indústria móvel adotará o uso do vidro eletrocrômico, mas é interessante ver que o OnePlus está a experimentar um novo design.

(Fontes: 1, 2)

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais