Bionic A16 do iPhone 14 não beneficiará de tecnologia mais recente de 4nm, ao contrário dos chips Android

Isto dar-lhe-ia uma vantagem de desempenho sobre os chips Android rivais. No entanto, relatórios recentes sugerem que, afinal de contas, poderá não ser este o caso.

À medida que nos aproximamos do lançamento do iPhone 14, há muita especulação quanto às novas funcionalidades que este irá incluir. Um rumor que tem feito as rondas é que o chip A16, que irá alimentar o iPhone 14, será baseado numa tecnologia mais recente de 4nm. Isto dar-lhe-ia uma vantagem de desempenho sobre os chips Android rivais. No entanto, relatórios recentes sugerem que, afinal de contas, poderá não ser este o caso. Segundo a mais recente informação, a Apple ainda irá usar o fabrico de 5nm para o seu chip Bionic A16, enquanto rivais como a Samsung e a Huawei já se mudaram para 4nm.

Então, o que significa isto para os fãs do iPhone? Bem, em suma, podem não ver um aumento de desempenho tão significativo com o chip A16 como esperamos ver nos dispositivos Android. Isto porque o processo de fabrico de 4nm resulta em chips que são mais eficientes e mais rápidos.

Quem sabe? Talvez a Apple tenha outros truques na manga que a ajudem a manter-se a par da concorrência. Teremos apenas de esperar para ver.

Bionic A16 do iPhone 14 não beneficiará de tecnologia mais recente de 4nm, ao contrário dos chips Android 1

Apple mantêm aposta no processo de 5nm

Os últimos chips da Qualcomm, Samsung, e MediaTek são todos baseados na tecnologia de processamento de 4nm. Esta é uma derivação da tecnologia de fabrico de 5nm, que foi utilizada para fabricar os chips de topo de gama do ano passado. Antes acreditava-se que a Apple também optaria pelo nó intermédio para o chip A16 do iPhone 14, mas uma série de novos rumores sugerem que a empresa se manterá com a tecnologia de 5nm.

Um nó processador mais pequeno permite que os fabricantes de chips coloquem mais transístores no mesmo local. À medida que os transístores ficam mais pequenos, tornam-se mais rápidos e consomem menos energia. O A15 Bionic do ano passado foi feito usando a tecnologia de 5nm, e embora isto fosse o mesmo que o processo de fabrico usado para o A14, as alterações feitas noutros locais levaram a uma melhoria de cerca de 10% no desempenho da CPU e até 30% no desempenho gráfico. O A15 Bionic foi também 50% mais rápido do que os chips de última geração da Qualcomm, MediaTek, e Samsung.

Alguns rumores anteriores tinham dito que este ano o iPhone de 6,1 polegadas 14 e o iPhone Max de 6,7 polegadas ficaria com o A15 Bionic e o iPhone de 6,1 polegadas 14 Pro e iPhone de 6,7 polegadas 14 Pro Max seria alimentado por um novo chip baseado no processo de 4nm da TSMC.

Recentemente, o leaker ShrimpApplePro disse que o A16 Bionic não se basearia no processo de 4nm. Acrescentaram que o chip beneficiará de um CPU e GPU actualizados e de uma RAM LPDDR5 mais rápida.

O informador de confiança de assuntos Apple Ming-Chi Kuo confirma a alegação de que a Apple se manterá fiel ao processo de 5nm para o Bionic A16.

Tanto o camarão como o Kuo explicam que o processo N4 não é muito melhor que o N5P, e quaisquer ganhos teriam sido mínimos. Isto pode ser argumentado como o mais recente chip emblemático da Qualcomm, o Snapdragon 8 Plus Gen 1 parece ter beneficiado do processo de 4nm da TSMC.

Independentemente disso, a A16 Bionic ainda terá, presumivelmente, mais poder do que a pessoa média precisa e muito provavelmente manterá a sua vantagem sobre os chips concorrentes. Isto poderia ajudar o iPhone 14 a tornar-se o telefone de 2022.

De acordo com rumores, o iPhone 14 Pro e o Pro Max farão recortes desportivos para a tecnologia de identificação facial e a câmara de auto-impressão, enquanto que os modelos normais manterão o entalhe. Os modelos premium são também muito susceptíveis de ostentar uma nova câmara de 48MP. Espera-se que todos os telefones da linha de montagem obtenham conectividade por satélite e melhores câmaras de selfie.

Espera-se que a Apple ainda anuncie a gama do iPhone 14 em Setembro, embora um dos quatro modelos esteja atrasado.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!