Atualização do Nokia 9 PureView Android 11 cancelada. Saibam porquê

A HMD Global anunciou ontem que o Nokia 9 PureView não vai receber a tão aguardada atualização Android 11, que era esperada.

Os smartphones da marca Nokia com o sistema operativo Android foram ressuscitados pela HMD Global. Durante os primeiros anos da empresa, ela era conhecida por fornecer atualizações de software em tempo útil. Com o passar do tempo e um portfólio em expansão, a empresa começou a vacilar na área pela qual era conhecida. Depois de chegar a um ponto em que teve de cancelar uma atualização prometida para o seu último telemóvel premium, a empresa finlandesa encontra-se agora numa posição difícil.

A HMD Global anunciou ontem que o Nokia 9 PureView não vai receber a tão aguardada atualização Android 11, que era esperada. Este dispositivo foi disponibilizado como parte do programa Android One. Como resultado, esperava-se que fosse receber duas atualizações do Android, bem como três anos de patches de segurança.

Nokia 9 Pureview

 

Infelizmente, a empresa apenas conseguiu fornecer uma única atualização para Android (Android 10) desde o lançamento do dispositivo no final de 2019, o que foi pouco tempo depois do lançamento do dispositivo. O telefone estava inicialmente previsto para receber a atualização do Android 11 no segundo trimestre de 2021. No entanto, foi posteriormente adiado para o terceiro trimestre de 2021 e nunca se concretizou.

Vai gostar de saber:  O primeiro smartphone dobrável da Samsung, o Galaxy Fold, foi atualizado para o Android 12

É interessante que a HMD Global tenha optado por anunciar o cancelamento da atualização no 5º aniversário da empresa. A principal razão para a eliminação da atualização, segundo a empresa, é a “incompatibilidade entre a câmara e o software”.

Lembrem-se que o Nokia 9 PureView possui uma configuração de câmaras penta desenvolvida pela Light, caso se tenham esquecido disso. Como resultado da saída da Light da indústria de smartphones, a HMD Global não poderá otimizar a câmara para uma versão mais recente do Android.

Em todo o caso, as atualizações de segurança continuarão a ser fornecidas para o smartphone, e os utilizadores podem aproveitar um desconto de 50% no Nokia XR20 para assim obterem o Android 11.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!