Assistente do Google está finalmente a ser lançado para o Samsung Galaxy Watch4

Há tanto tempo que vemos “em breve”. Depois, em Abril, vimos as primeiras dicas de suporte ao Assistente através da página de apoio à actualização do software da Verizon.

Quando o Samsung Galaxy Watch4 estreou em Agosto passado, faltavam várias das funcionalidades que o Google tinha previsto para a plataforma Wear OS 3 em que colaborou com a Samsung, sendo a principal delas o Google Assistant como uma opção de assistente de voz. Nos últimos oito meses, as nossas opções de voz têm sido Bixby ou nada – e muitos de nós fomos começámos a perder a esperança de que o Assistente chegasse em breve. Há tanto tempo que vemos “em breve”. Depois, em Abril, vimos as primeiras dicas de suporte ao Assistente através da página de apoio à actualização do software da Verizon.

Assistente do Google está finalmente a ser lançado para o Samsung Galaxy Watch4 1

Claro que a funcionalidade não estava realmente pronta, por isso, em vez disso, a Samsung apressou-se a retirar qualquer referência ao Google Assistant. No Google I/O foi-nos dito que finalmente viria “este Verão”, e aparentemente, o Verão começa hoje. O Google e a Samsung estão, finalmente, a implementar o Google Assistant no Galaxy Watch4 e ao Galaxy Watch4 Classic nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Austrália, Japão, Coreia, e Taiwan. (nada de Portugal para já). Os proprietários podem descarregar o Google Assistant da loja Google Play no seu Galaxy Watch 4, depois utilizá-lo para interagir com aplicações no seu relógio, responder a perguntas, e até defini-lo como a acção do botão de premir e segurar em vez do menu de energia ou Bixby.

O Google Assistant foi um dos últimos redutos da aplicação Google na série Samsung Galaxy Watch4, consolidando-a ainda mais como um dos melhores smartwatches Android disponíveis hoje em dia. Dependendo de como o Pixel Watch se apresenta este Outono, o Watch4 – ou o seu sucessor, o Galaxy Watch5 – podem liderar o mercado de smartwatches Android durante algum tempo, especialmente quando o Health Connect chegar no final deste ano e mudar a forma como as aplicações de saúde funcionam no e com o seu relógio.

Embora Bixby esteja surpreendentemente melhor nos dias de hoje, ainda não se compara ao Google Assistant. O Google Assistant tem um historial muito melhor nesse departamento, para não mencionar que mais aparelhos usam o Assistant e pode ligar-se a uma gama mais vasta de aplicações e acções.

Devido aos chipsets desactualizados na maioria dos relógios Wear OS 2, o Assistente era lento e assim falhava cerca de 30-40% das vezes. Só podemos esperar que a Google e a Samsung tenham trabalhado para melhorar drasticamente a velocidade e a experiência antes de o trazerem para o Watch4, dado o tempo que isto demorou.

Uma experiência de assistente de voz rápida e sem falhas no Wear OS já é esperada há muito tempo, e eu mal posso esperar para o experimentar.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!