Android Geek
O maior site de Android em Português

Assistente da Google vai poder ler para nós e em 42 línguas

O assistente da Google, teve o seu lugar na CES 2020 e acreditem ou não, até teve direito a um escorrega! Mas não é por isso que aqui estamos.

O assistente da Google, teve o seu lugar na CES 2020 e acreditem ou não, até teve direito a um escorrega! Mas não é por isso que aqui estamos. Entre algumas coisas novas, que foram apresentadas pela gigante, houve uma relacionada com o seu assistente pessoal, que nos despertou alguma curiosidade.

Assistente da Google

A Google introduziu uma nova característica no seu assistente pessoal. Que virá ajudar muita gente, ou da mesma forma. E aquilo que vou dizer, vai depender da vossa perspetiva. Tornar muita gente mais preguiçosa, mas vamos por isso de lado para já.

Assistente da Google agora lê artigos para nós e em 42 línguas.

Segundo o vídeo, na conta do Twitter da Google, esta nova função vai permitir que o nosso, assistente pessoal, leia para nós os artigos, que lhe pedirmos.

A função - “Read it”, vai ficar disponível, sempre que houver, texto no ecrã do nosso telemóvel. E em vez de lermos o mesmo, o assistente vai fazer isso por nós. Mas calma, para além disso,  vai estar disponível em 42 línguas assim que for disponibilizado.

Já agora, que tal trocarem a voz do vosso assistente, pela do célere robô interprete, -  "C- 3PO", fica a sugestão.

Assistente da Google vai poder ler para nós e em 42 línguas 1

Quando chamamos o nosso assistente, - “Ok Google, read it”, ou em português, que deverá ser será algo, “Ok Google, leia”. 

Este vai ativar a função, “text-to-speech", ditando assim, em voz alta e de forma cordial, segundo a equipa de programadores da Google, o conteúdo que temos no ecrã.

Assistente da Google vai poder ler para nós e em 42 línguas 2
Ok Google, leia

 

No entanto, o artigo que estão a ver, tem que ser aberto numa aplicação Google, Google Chrome ou no Google News, inicialmente dizem que nenhuma aplicação de terceiros será suportada.

Vamos ver, se essa mesma, mais tarde será disponibilizada ou não.

Segundo, David Kadouch, líder da divisão, de produto e inteligência máquina (Machine learning) e pesquisa da Google, também será possível: traduzir e ler, em voz alta o artigo.

Mas, lembrem-se que esta tecnologia ainda é recente, e pode conter erros ao traduzir grandes textos.

A Google ainda não mencionou, quando irá disponibilizar o recurso - "Leia" , como tal, este ainda é classificado na lista de projetos como : "em breve".

Colocando de lado que, obviamente e infelizmente há pessoas com deficiências visuais, e acredito, bem como apoio este tipo de recursos.

Para a população geral, que cada vez mais vive colada a um pequeno ecrã, e já nem devem saber o que é ler um livro. Não será este “extra”, meio caminho de nos tornarmos um pouco mais… Relaxados, afinal de contas ler, faz bem e exercita o nosso cérebro mais do que pensam.

Seja como for, Google a “inovar” e a vamos acreditar, que vai trazer coisas positivas, lá mais, para frente.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais