As 6 principais actualizações do novo Snapdragon 8 Gen 1 +

O Snapdragon 8 Gen 1 + é a mais recente plataforma móvel da Qualcomm, e oferece uma série de grandes melhorias em relação às versões mais antigas. Aqui estão seis das mais importantes actualizações que se pode esperar ver com este novo chip.

Os smartphones são peças de tecnologia espantosas. Permitem-nos permanecer ligados ao mundo enquanto em movimento, e percorreram um longo caminho em termos de desempenho e características ao longo dos anos. O Snapdragon 8 Gen 1 + é a mais recente plataforma móvel da Qualcomm, e oferece uma série de grandes melhorias em relação às versões mais antigas. Aqui estão seis das mais importantes actualizações que se pode esperar ver com este novo chip.

A fabricante americana de chips Qualcomm é um dos principais intervenientes na indústria de chips para smartphones. De facto, muitas marcas, bem como consumidores, aguardam com expectativa os seus novos chips. Embora a MediaTek esteja agora seriamente a alcançar a Qualcomm no mercado de chips emblemáticos, a primeira ainda tem uma vantagem.No seguimento do SD 8 Gen 1, a empresa anunciou um novo processador de navios de bandeira. Ontem, a Qualcomm anunciou oficialmente o chip da nova geração na plataforma móvel Snapdragon 8, Snapdragon 8+ Gen 1. Bem, este é o nome que a empresa escolheu. Snapdragon 8+ Gen 1. Todos esperávamos que este chip se chamasse SD 8 Gen 1+, mas não foi isto que aconteceu.

Snapdragon 8+ Gen 1

A nova plataforma emblemática, a Snapdragon 8+ Gen 1, alcança avanços duplos em eficiência energética e desempenho. De acordo com relatórios, este chip vem com mudanças significativas em seis aspectos: eficiência energética, desempenho, capacidades de IA, características de câmara, conectividade e segurança. Desta vez, a empresa utiliza o processo de 4nm da TSMC no Snapdragon 8+ Gen 1. Recorde-se que o Snapdragon 8 Gen 1 utiliza o processo de 4nm da Samsung. No entanto, o SD 8+ ainda utiliza uma arquitectura de oito núcleos incluindo 1 Cortex X2 super núcleo + 3 A710 núcleos grandes + 4 A510 núcleos pequenos. Oficialmente, o seu desempenho melhora em 10%. Embora uma melhoria de 10% no desempenho possa ser pequena, o chip também optimiza o seu consumo de energia. Em relação à geração anterior, o consumo de energia deste chip reduz em cerca de 15%.

Vejamos as seis principais actualizações do Snapdragon 8 Gen 1+ SoC.

Snapdragon Smart

Suporta o motor de IA da Qualcomm de sétima geração, que é optimizado com base no SD8 Gen 1 em termos de eficiência energética global da IA. Também fornece quase 20% de melhoria da eficiência energética.

Snapdragon Sight image

Suporta 18-bit Qualcomm Spectra triple ISP e 8K HDR video shooting.

Snapdragon Sound Audio

Apoiar a tecnologia de áudio aptX da Qualcomm, combinada com o sistema de ligação móvel FastConnect 6900, para criar a melhor experiência de áudio;

Snapdragon Elite Gaming

Suporta todas as características do Snapdragon Elite Gaming, incluindo a renderização estereoscópica;

Snapdragon Connect

Baseado no modem Snapdragon X65 5G e sistema de radiofrequência, com o sistema de ligação móvel FastConnect 6900, fornece uma taxa de downlink até 10Gbps e uma taxa de uplink extremamente rápida. Também suporta a funcionalidade de passagem dupla de 5G+5G dual-card.

Snapdragon Secure Security

Apoia a Unidade de Processamento Seguro (SPU) e o Ambiente de Execução Confiável (QTEE) da Qualcomm, em conformidade com a norma Android Ready SE, trazendo aos consumidores uma experiência emblemática segura.

Muitos fabricantes OEM e marcas em todo o mundo irão adoptar a nova geração da série 8 do Snapdragon. A conferência de imprensa mencionou que Xiaomi será a primeira a lançar um smartphone com o novo Snapdragon 8+ Gen 1. Contudo, outras marcas como a iQOO, Realme, e a nova bandeira da OnePlus terão smartphones no primeiro lote.

Agora a Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1 e MediaTek Dimensity 9000 utilizam ambos o processo de 4nm da TSMC. O lançamento da nova plataforma móvel da Qualcomm colocou uma grande pressão sobre o MediaTek.

SNAPDRAGON 8+ GEN 1 – Desempenho e gestão térmica melhorada

Como dissemos anteriormente, o SD 8+ Gen 1 vem com melhorias decentes e uma velocidade modesta. Um dos principais aspectos de interesse neste chip é provavelmente a eficiência energética. Todos conhecemos a grande questão com o Snapdragon 8 Gen 1.

O chip é rápido mas, tal como o Snapdragon 888, o 8 Gen 1 emite muito calor. Além disso, estes chips (SD888 e SD8 Gen1) também consomem muita energia. O novo Snapdragon 8+ Gen 1 aborda estas questões; o desempenho é 10% superior, enquanto que a eficiência energética obtém uma actualização significativa de cerca de 30%.

Snapdragon 8+ Gen 1

A configuração e arquitectura dos núcleos são as mesmas, no entanto, o núcleo do pico ARM Cortex-X2 pode agora atingir 3,2 GHz. Combina com as velocidades supremas do Snapdragon 870 a partir de 2021. Os 3 x núcleos ARM Cortex-A710 (Ouro) atingem os 2,75 GHz, enquanto que o Cortex-A510 (Prata) é aumentado para 2,0 GHz.

Para comparação, o Snapdragon 8 Gen 1 tinha velocidades de relógio de 3,0 GHz, 2,5 GHz, e 1,8 GHz. A eficiência energética global ao nível do SoC melhorou em 15%. Segundo a empresa, um telefone que utilize o mesmo chipset pode transmitir vídeo durante 1 hora e 30 minutos mais do que um que utilize o chip antigo. Quando se trata de utilização ligeira, a diferença sobe facilmente para quase 6 horas.

O hardware permanece o mesmo

Olhando para o SD 8 Gen 1 e o SD 8+ Gen 1, a única diferença é o fabricante, eficiência, desempenho e consumo de energia. Quanto ao hardware, ambos os chips utilizam o mesmo, com o SD 8+ Gen 1 a suportar até 16 GB de RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1.

O controlador de visualização pode lidar com QHD+ até 144 Hz ou 4K a 60 Hz, completo com renderização de 10 bits, suporte HDR 10+, e velocidades teóricas de pico de 10 Gbps. O chip também suporta Wi-Fi 6/6E a até 3,6 GHz e conectividade Bluetooth 5,3 com suporte para áudio aptX sem perdas e Bluetooth LE.

Snapdragon 8+ Gen 1

Segundo o fabricante do chip, os smartphones SD 8+ Gen 1 virão a partir do 3º trimestre (Julho e Setembro). Ao contrário das gerações anteriores, o Snapdragon 8+ Gen 1 irá aparecer em muito mais smartphones. Há muitas empresas a preparar novos concorrentes. ASUS, Black Shark, Honor, Lenovo, Nubia, Motorola, OnePlus, Xiaomi, Vivo, ZTE, OSOM estão a preparar smartphones com o novo chip. De acordo com os vazamentos, a Samsung está a preparar variantes do seu novo dobrável com o Snapdragon 8+ Gen 1.

MOTOROLA confirma SNAPDRAGON 8+ GEN 1

Há alguns dias, Chen Jin, director-geral do departamento comercial de telemóveis da Lenovo na China, anunciou que o navio almirante da Motorola equipado com o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm irá estrear-se em breve. Chen Jin afirma que a Motorola trará uma melhoria geral e um porta-estandarte SD 8+ Gen 1 verdadeiramente poderoso, com inovação geral, desde imagens computacionais de ultra-alto pixel até ao lançamento de desempenho e experiência.

A Motorola afirma que o consumo de energia da CPU deste novo processador é reduzido em cerca de 30% em comparação com o SD 8 Gen 1. Além disso, o consumo de energia da GPU também foi reduzido em até 30%. A empresa acredita que o consumo global de energia da plataforma é reduzido em cerca de 15% em relação ao SD 8 Gen 1. No entanto, Snapdragon afirma que a melhoria global do consumo de energia é de 10%.

Vale a pena notar que em Dezembro de 2021, a Motorola lançou o smartphone Snapdragon 8 Gen 1 mais barato do mundo com um preço inicial de 2999 yuan (448 dólares). De acordo com a estratégia de preços da Motorola, espera-se que o próximo novo produto seja o mais económico Snapdragon 8+ Gen 1, o que vale a pena esperar com expectativa.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!