As 5 marcas chinesas de smartphones dobráveis mais populares

Eis um olhar sobre os cinco principais fabricantes chineses no mercado dos smartphones dobráveis. Há dois dias, Vivo lançou o seu primeiro smartphone dobrável de bandeira, o Vivo X Fold.

Eis um olhar sobre os cinco principais fabricantes chineses no mercado dos smartphones dobráveis. Há dois dias, Vivo lançou o seu primeiro smartphone dobrável de bandeira, o Vivo X Fold.

À medida que os smartphones dobráveis se tornam mais populares, os fabricantes chineses estão a começar a dominar o mercado. A Samsung e a Apple lideram o mercado há anos, mas agora empresas chinesas como a Huawei, Xiaomi, e Oppo estão a recuperar rapidamente o atraso. Eis um olhar sobre os cinco principais fabricantes chineses no mercado dos smartphones dobráveis.

Há dois dias, Vivo lançou o seu primeiro smartphone dobrável de bandeira, o Vivo X Fold. Este smartphone vem com um preço de 8,999 yuan ($1,414). A mudança da Vivo significa também que é a mais recente marca chinesa de smartphones a entrar no mercado de smartphones dobráveis. Actualmente, existem muitas marcas chinesas com smartphones dobráveis. No entanto, as 5 principais marcas cujos nomes provavelmente conhece são Huawei, Honor, Xiaomi, Oppo e Vivo. Para além da Huawei, as restantes marcas da lista têm apenas um modelo de smartphone dobrável.

Antes da série de proibições na Huawei, o fabricante chinês estava a ir frente a frente com a Samsung no mercado dos smartphones dobráveis. Contudo, desde então, abrandou o seu ritmo no desenvolvimento destes telefones, embora ainda esteja à frente da maioria dos outros fabricantes de telefones.

A partir de agora, os smartphones dobráveis são dispositivos de bandeira e muito caros. Actualmente, o dispositivo dobrável mais barato do mercado é o Oppo Find N que tem um preço inicial de 7699 yuan ($1,209). O mais caro destes é o Huawei Mate X2 que pode ser tão caro como 20.000 yuan ($3.142).

Em 2021, as vendas globais de smartphones dobráveis serão de cerca de 9 milhões. A maioria destas unidades virá da Samsung. No entanto, em 2022, outras marcas chinesas aumentarão as suas vendas de smartphones dobráveis. Este ano, as vendas poderão ascender a 15 – 20 milhões de unidades.

Top de marcas chinesas com smartphones dobráveis

Vejamos agora as cinco principais marcas chinesas de smartphones dobráveis.

1. HUAWEI

O gigante chinês fabricante Huawei é obviamente a marca chinesa mais popular com um smartphone dobrável. É a única marca na lista com muitos modelos dobráveis. O primeiro smartphone dobrável da empresa tem mais de três anos. O Huawei Mate X foi lançado pela primeira vez em Fevereiro de 2019. Na verdade, este dispositivo foi um dos dois smartphones dobráveis pioneiros no mundo, juntamente com o Samsung Galaxy Fold. Um ano mais tarde, em Fevereiro de 2020, a empresa revelou outro smartphone dobrável, o Huawei Mate Xs. Depois, em Fevereiro de 2021, a empresa revelou o seu terceiro smartphone dobrável, o Huawei Mate X2.

Huawei Mate X 5G

Em Dezembro de 2021, a empresa lançou outro smartphone dobrável. No entanto, desta vez, este dispositivo é mais um telefone de inverter. O Huawei P50 Pocket é o primeiro telefone de bolso da empresa. Enquanto esperávamos outro smartphone dobrável Mate em 2022, isto não aconteceu. No entanto, Huawei continua a ser a marca chinesa de topo com um smartphone dobrável. De facto, em termos de vendas, a empresa está apenas atrás da Samsung em todo o mundo.

2. XIAOMI

O primeiro e único smartphone dobrável de Xiaomi, Xiaomi Mi MIX Fold, é o primeiro smartphone dobrável chinês de um fabricante popular. Este dispositivo foi lançado em Março de 2021, dois anos após o primeiro smartphone dobrável da Huawei

Xiaomi revolucionou o mercado dos smartphones quando introduziu a série de smartphones Mi MIX. O dispositivo original foi uma grande surpresa, apresentando um ecrã sem moldura impressionante. A série MIX é conhecida pelo seu incrível design de visualização, e o MIX Fold não decepcionou.

Xiaomi Mi Mix Fold foldable smartphone

O Xiaomi Mi MIX Fold vem com um grande ecrã interno OLED de 8,01 polegadas com um formato 4:3 e uma resolução de 1440p+. É um ecrã do tamanho de um tablet e Xiaomi afirma que este é o maior ecrã de qualquer smartphone dobrável. O Huawei vai discordar. O ecrã é suficientemente grande para permitir que Xiaomi forneça um modo desktop com múltiplas janelas redimensionáveis.

O telefone foi submetido a 200.000 curvas durante os testes de fiabilidade e depois empurrado ainda mais para 1 milhão de curvas. Sobreviveu! O painel OLED vem com suporte para HDR10+ e Dolby Vision. Tem uma gama de cores DCI-P3 e 600 lêndeas de luminosidade. O pico de luminosidade situa-se nos 900 nits.

O telefone também tem um visor externo de 6,52 polegadas. É também um painel AMOLED, mas com uma resolução não convencional de 2.520 x 840. Isto resulta numa ampla relação de aspecto de 27:9. Ao contrário do ecrã interior com uma taxa de actualização de 60Hz, este tem uma elevada taxa de actualização de 90Hz e uma taxa de amostragem táctil de 180Hz. É ligeiramente mais brilhante, oferecendo 650 nits de luminosidade.

A empresa terá investido mais de 140 milhões de yuan (21,9 milhões de dólares) em I&D para garantir a melhor experiência com este ecrã.

3. OPPO

Após o lançamento do Xiaomi Mi MIX Fold em Março de 2021, o Oppo Find N, o primeiro e único smartphone dobrável da empresa, foi lançado em Dezembro de 2021. Quando fechado, o Oppo Find N tem um pequeno ecrã externo de 5,49 polegadas na frente.

No entanto, no estado desdobrado, o Oppo Find N tem um ecrã super-grande de 7,1 polegadas. Este ecrã utiliza material Samsung E5 e vem com uma resolução de 1792 x 1920. Além disso, este smartphone dobrável suporta uma alta taxa de actualização de 120Hz. Também suporta o ajuste automático da taxa de actualização do LTPO entre 1 Hz e 120 Hz. A proporção de ecrã aqui é de 8,4:9.

Oppo Find N foldable smartphone

A concha traseira deste dispositivo utiliza um desenho de superfície 3D micro curvado que se adapta ao contorno da palma da mão. O Oponente N também traz uma dobradiça vertebral de precisão, com 125 patentes técnicas. Esta dobradiça foi desenvolvida de forma independente pela Oppo. Aumenta o raio de curvatura do ecrã em 2 vezes e também reduz o vinco do ecrã em 48%. Na realidade, elimina quase completamente o problema do vinco.

4. HONOR

Em 10 de Janeiro de 2022, Honor lançou o seu primeiro smartphone dobrável, o Honor Magic V. Este dispositivo é também o primeiro smartphone dobrável do mundo com o porta-estandarte Snapdragon 8 Gen 1 SoC. O Honor Magic V usa o método de dobragem para a esquerda e para a direita, escolhendo um efeito de tamanho maior. Vem com um grande ecrã interno de 7,9 polegadas com uma relação de aspecto de 10,3:9. O ecrã também suporta uma resolução de 2272 x 1984 e uma densidade de píxeis de 381 PPI.

Honor Magic V

Além disso, a exibição interna do Honor Magic V suporta uma taxa de renovação de 90Hz. O brilho máximo global é de 800nit, o brilho máximo é de 1000nit, e o ecrã suporta uma gama de cores 100% DCI-P3. Também suporta 10bit de cor, HDR10+, PWM de alta frequência de 1920Hz, e outras tecnologias. Este dispositivo é o primeiro smartphone dobrável da indústria com certificação IMAX Enhanced e tem excelentes efeitos de visualização.

Quanto ao ecrã externo, o Honor Magic V vem com um ecrã OLED de 6,45 polegadas. Este ecrã suporta uma relação de 21,3:9, uma resolução de 2560 x 1080, uma densidade de pixels de 431ppi, e uma relação ecrã-corpo de até 90%. Além disso, suporta uma gama de cores 100% DCI-P3 de largura e tecnologia HDR10+. A luminosidade máxima global é de 1000nit. O pico de brilho máximo é de 1200nit. Também suporta uma taxa de renovação de 120Hz. Além disso, o ecrã externo Honor Magic V também utiliza um processo curvo de vidro nanocristalino. O smartphone tem um desempenho anti-queda mais forte do que o normal painel de vidro Corning Gorilla Glass.

5. VIVO

O Vivo X Fold é o mais jovem smartphone dobrável de um fabricante chinês neste momento. Este dispositivo foi lançado há apenas dois dias (10 de Abril) juntamente com a Nota Vivo X e o Vivo Pad. O Vivo X Fold representa o primeiro passo da empresa no segmento dos dispositivos dobráveis. O mecanismo de funcionamento deste dispositivo é semelhante ao das séries Find N e Galaxy Z Fold.

Vivo X Fold

O Vivo X Fold vem com um ecrã exterior AMOLED de 6,53 polegadas, bem como com um ecrã interior de 8,03 polegadas. O ecrã interior utiliza a tecnologia Samsung E5 AMOLED e tem uma resolução de 2.200 x 1.080 pixels. É um painel LTPO 2.0 que permite uma verdadeira taxa de actualização adaptável que varia de 1 Hz a 120 Hz. Ambos os painéis funcionam com uma taxa de actualização de até 120 Hz e têm HDR 10+. Contudo, apenas o interior tem tecnologia LTPO 2.0, uma vez que é o único que pode descer até 1 Hz.

CONCLUSÃO

Embora as empresas da lista sejam as marcas chinesas mais populares com smartphones dobráveis, não são as únicas. Na verdade, a primeira marca chinesa a lançar um smartphone dobrável não estava na lista. Royole Flexpai é o primeiro smartphone dobrável do mundo. Este dispositivo foi lançado pela primeira vez em Janeiro de 2018, um ano antes da Samsung e Huawei lançarem os seus smartphones dobráveis. No entanto, chegou oficialmente ao mercado em Dezembro de 2018, apenas alguns meses antes da Samsung e Huawei lançarem os seus smartphones dobráveis. Embora Royole não seja tão popular, lançou desde então o Royole Flexpai 2 e está neste momento a trabalhar no Royole Flexpai 3.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!