Apresento-vos o headset de realidade virtual mais absurdo já visto

A tecnologia da realidade virtual está a sofrer algumas dores de crescimento, e ainda não conseguiu atingir um nível de aceitação por parte dos consumidores. Muita gente ainda olha para os headsets VR como algo muito complicado, desajeitado, e que simplesmente não vale o investimento ou aborrecimento. Um novo conceito de headsets VR está a fazer a sua grande estreia no evento ACM CHI 2017 e provavelmente vai ajudar a afastar ainda mais os consumidores. Chamado de FaceDisplay, aparenta ser o mais ridículo headsets VR já concebido.

Criado por designers da Universidade de Ulm, na Alemanha, o FaceDisplay tem como objectivo resolver o problema da realidade virtual como uma experiência isoladora ao permitir que outros utilizadores interajam com o portador do headset no mundo virtual. Com três grandes ecrãs touch, o headset actua como um dispositivo de entrada para o utilizador e qualquer pessoa nas proximidades. Os espectadores podem tocar nos seus ecrãs para solicitar a entrada, que o jogador verá a mesma no espaço virtual.

A ideia é tornar a realidade virtual mais do que uma experiência inclusiva, ao invés de simplesmente um portal para o utilizador olhar através dele. O problema, infelizmente, é facilmente visível no breve vídeo de demonstração oferecido pelos seus criadores, e que podemos ver em cima. Em suma, toda a experiência é muito estranha para se gostar da mesma.

Bater no headset de alguém que não sabe quando ou onde estamos, significa que temos de adivinhar quando e onde vão interagir para virar rapidamente a cabeça com auxilio das mãos para evitar que o headset saia da cabeça. Da mesma forma, usar o touchscreen como um dispositivo de entrada para o próprio jogador parece incrivelmente frustrante, já para na falar que a demo disponibilizada mostra com clareza que ele não é útil ou preciso.

Relacionado:  Mi Smart Air Fryer 3.5L chega ás Mi Stores em Portugal

Há definitivamente um espaço muito grande para explorar os conceitos da realidade virtual com mais de uma pessoa, no entanto acho que ainda é muito cedo para isso. A solução "single user" ainda não foi devidamente aceite pelos utilizadores, e já existem empresas a pensar numa solução "multi-user".

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!