Apple já está a fazer encomendas de chipsets de 3 nm

O chipset veio dentro da série iPhone 12 e oferece desempenho extra com baixo consumo de energia. Os OEMs do Android também entrararam era dos 5nm, graças aos Chipsets Kirin 9000, Qualcomm Snapdragon 888, Exynos 2100 e 1080, que trazem a mesma arquitetura.

Este ano, a Apple foi uma das primeiras empresas a apresnetar um chipset baseado em 5 nm na forma do seu Apple A14 Bionic. O chipset veio dentro da série iPhone 12 e oferece desempenho extra com baixo consumo de energia. Os OEMs do Android também entrararam era dos 5nm, graças aos Chipsets Kirin 9000, Qualcomm Snapdragon 888, Exynos 2100 e 1080, que trazem a mesma arquitetura. Mas parece que a Apple não quer tirar o pé do aclerador e já está a trabalhar no próximo sucesso - 3nm.

De acordo com a informação que temos á data de hoje, a gigante com sede em Cupertino já garantiu uma boa parte dos pedidos de produção de Chipsets de 3 nm em 2022. Provavelmente não veremos o primeiro Chipset de 3 nm no próximo ano, mas certamente será uma coisa garantida em 2022 e 2023. De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, os próximos chipsets 3nm da Apple equiparão os futuros iPads e MacBooks. Embora não mencionem especificamente os iPhones, não vemos nenhuma razão para a empresa não fazer um Chipset Bionic 3nm para os seus iPhones no futuro. A série do iPhone 14 (provisória) provavelmente trará o novo padrão de chipsets.

Este ano, a Apple revelou o Apple M1 que parece ser uma versão mais poderosa do seu chipset móvel. Este Apple M1 chipset determina uma nova era para os computadores Apple Mac com arquitetura baseada em ARM. Podemos ver outros fabricantes de PCs a entrar nessa tendência no próximo ano.

Relacionado:  Huawei duplica o uso de componentes chineses, nos seus novos smartphones

Para o próximo ano, esperamos que a Apple continue a apostar no nó de 5nm ou talvez Chipsets de 5nm +. A TSMC está quase pronta com o processo de certificação para fabrico de 3nm. O próximo ano trará provavelmente uma produção experimental de 3nm. A produção em massa deve começar em 2022.

A TSMC está muito á frente da concorrência no fabrico de 3 nm

De acordo com a cadeia de fornecedores, as preparações de produção experimental de 3nm e 4nm da TSMC estão a progredir sem problemas. A empresa tem como meta uma capacidade de produção anual de 600.000 peças. Além disso, deseja garantir uma capacidade de produção mensal de mais de 50.000 peças. Há um alto investimento envolvido na produção de 3nm. A informação aponta ainda que a TSMC está pelo menos um ano e meio à frente da Samsung, que também está a produzir seus próprios Chipsets 3nm num processo diferente.

Vão ser necessários 300 milhões de Chipsets para pagar o investimento. A Apple está gradualmente a evoluir para a introdução de Chipsets de design próprio. Em 2021 e 2022, esperamos que a empresa revele cada vez mais produtos com os próprios Chipsets de design próprio.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!