Apple investiu mais do que se pensa na funcionalidade SOS de emergência do iPhone 14

Esta funcionalidade, que foi anunciada pela primeira vez em Setembro, permite aos utilizadores contactar rápida e facilmente os serviços de emergência, premindo cinco vezes o botão de ligar/desligar em sucessão rápida. Este é um grande passo em frente para a Apple, uma vez que facilita aos utilizadores a obtenção de ajuda numa situação de emergência.

Embora tenha passado pouco mais de um mês desde que o iPhone 14 foi lançado, já há uma série de novas funcionalidades que os utilizadores estão a desfrutar. Uma das funcionalidades mais aguardadas, o Emergency SOS, está programado para ser lançado nos EUA e no Canadá até ao final de Novembro. Esta funcionalidade, que foi anunciada pela primeira vez em Setembro, permite aos utilizadores contactar rápida e facilmente os serviços de emergência, premindo cinco vezes o botão de ligar/desligar em sucessão rápida.

Este é um grande passo em frente para a Apple, uma vez que facilita aos utilizadores a obtenção de ajuda numa situação de emergência. E com o Inverno à porta, é importante ter acesso a este tipo de recurso em caso de emergência.

Uma das principais novidades promovidas com o iPhone 14 acabou de ser confirmada pela Apple para ser lançada nos EUA e no Canadá até ao final de Novembro. Este prazo corresponde ao que a maior empresa tecnológica tinha prometido em Setembro, quando anunciou a sua nova linha iPhone 14.

Mas o que é exactamente o SOS de Emergência, perguntam vocês? Bem, em termos mais simples, é uma forma de os utilizadores enviarem uma mensagem SMS para um dos satélites de uma rede, que posteriormente retransmite essa mensagem aos serviços de emergência. Se por acaso estiver numa área onde os serviços de emergência não suportam SMS, os centros de retransmissão farão uma chamada em vez disso.

Apple investiu mais do que se pensa na funcionalidade SOS de emergência do iPhone 14 1Apple investiu mais do que se pensa na funcionalidade SOS de emergência do iPhone 14 2Apple investiu mais do que se pensa na funcionalidade SOS de emergência do iPhone 14 3

 

Esta característica foi concebida para cenários extremos que tiveram lugar em áreas remotas sem serviço celular ou conectividade Wi-Fi. Imagine estar encalhado num parque nacional, por exemplo, com um ferimento ou sem ideia para onde ir (estilo 127 Horas).

“A prestação desse serviço, que a maioria das pessoas por aí pretende evitar ter de utilizar, não se esqueça, custou aparentemente à Apple um camião cheio de dinheiro”, declarou a empresa num comunicado de imprensa hoje. “A empresa declarou hoje num comunicado de imprensa que irá investir um total de 450 milhões de dólares do seu Fundo de Fabrico Avançado para construir a infra-estrutura necessária para tornar este serviço possível”.

A maior parte desse financiamento, diz a Apple, foi para melhorar e aumentar a rede de satélites e estações terrestres da Globalstar, que é a empresa que detém e opera os 24 satélites que alimentam o iPhone 14 e

funcionalidade SOS do iPhone 14 Pro Emergency. Além disso, mais de 300 empregados estão a trabalhar como apoio para os potenciais utilizadores que necessitam.

A funcionalidade Emergency SOS será completamente gratuita durante os primeiros dois anos para todos os proprietários da série 14 do iPhone e dos próximos modelos do iPhone. Não está claro, contudo, quando e para que outras regiões a Apple irá lançar o SOS de Emergência.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!