Apple entra na guerra dos foldables: iPhold ou iPhlip contra o Galaxy Z?

“O iPhone dobrável da Apple pode chegar apenas em 2026. Enquanto Samsung e outros lideram o mercado de smartphones dobráveis, a Apple pode ser vista como um ‘atacante preguiçoso’, estudando os erros dos rivais para evitar obstáculos técnicos.”

No futebol há uma posição conhecida como “ponta de lança”, cujo objetivo principal é marcar golos. Por vezes, existem os denominados “pontas de lança preguiçosos”, aqueles que não se envolvem no trabalho em equipa e preferem esperar que os colegas de equipa façam o trabalho árduo de passar-lhes a bola, apenas para depois marcarem o golo e ficarem com os aplausos. Alguém se lembra do Jardel?

Apple entra na guerra dos foldables: iPhold ou iPhlip contra o Galaxy Z? 1

A Apple será um desses “pontas de lança preguiçosos”?

Tendo introduzido esta analogia, vamos agora abordar a questão de saber se a Apple é ou não este “avançado preguiçoso”. Outra questão é: “A Apple está a preparar um iPhone dobrável?” Embora nada esteja ainda confirmado, circulam rumores sobre os planos futuros dessa gigante de Cupertino.

Apple entra na guerra dos foldables: iPhold ou iPhlip contra o Galaxy Z? 2

Porque é que a Apple não parece ter pressa em lançar o iPhlip ou iPhold?

 

Como mencionado anteriormente, a Apple não parece ter pressa. Há alguns telefones dobráveis verdadeiramente incríveis por aí, contudo fabricar tal dispositivo não é tarefa fácil.

Quais são os obstáculos para se criar um smartphone dobrável?

 

    • Dobradiça: Como fazer uma dobradiça durável? E que haja um vinco no meio do ecrã?

 

    • Ecrãs: Os ecrãs externos dos foldables tipo livro geralmente não têm grande qualidade;

 

    • Peso: Ninguém quer levar um peso extra no bolso;

 

    • Durabilidade: Quem compraria um telefone destes sem dúvida gostariam de levá-lo consigo, até para a praia!

 

    • Bateria: Dividir a bateria pode causar problemas;

 

    • Câmaras: Um foldable pode parecer grande, mas na realidade há pouco espaço para meter as câmaras mais recentes e melhores

 

No entanto, existem motivos para evitar comprar o iPhlip ou iPhold (por enquanto). Por exemplo, a Apple tem muitas outras preocupações neste momento. Além de não estar interessada nos foldables, a Apple tem de acompanhar o resto da concorrência em termos de inteligência artificial.

O que acontece com o Google e o Pixel Fold 2?

 

E claro, também existe a Google: espera-se que o Pixel Fold 2 seja lançado já este outono. É interessante questionar porque é que o Google está a evitar lançar um Pixel Flip, mas provavelmente isso será tema para conversas futuras.

Em Resumo

 

Voltando à questão inicial: poderá a Apple derrotar a Samsung no jogo do Galaxy Z Flip/Fold? Eu pessoalmente acredito que o clamshell dobrável da Apple – se chegar a existir em 2026 – será de alta qualidade desde o início. Embora com certeza não seja uma revolução tecnológica, penso que será um dispositivo muito capaz e sem problemas, que fará sucesso entre aqueles que procuram algo ousado, são leais à Apple e pouco se importam com o que a Samsung tem para oferecer.

No fim do dia, ser um “avançado preguiçoso” pode compensar – se fores inteligente, podes observar e aprender como os outros lidam com os problemas; e então, podes evitá-los.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!