Apple e o seu iOS 18: Uma jogada de génio ou uma limitação artificial?

A Apple anunciou o iOS 18 com novas funcionalidades exclusivas de Inteligência Artificial (AI) para os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Esta decisão gerou controvérsia, pois torna outros modelos de iPhone, como o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus, menos relevantes. Outros fabricantes de smartphones, como a Samsung e a Google, têm sido mais generosos na distribuição de funcionalidades de AI em atualizações de software.

A Apple anunciou recentemente o seu novo sistema operativo, o iOS 18, com uma característica intrigante – a Apple Intelligence. No entanto, para surpresa dos fãs do iPhone, estes novos recursos de inteligência artificial serão exclusivos para os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Ou seja, apenas dois modelos de iPhone. Que movimento audacioso da Apple, não é?

Apple e o seu iOS 18: Uma jogada de génio ou uma limitação artificial? 1

Um exclusividade controversa

Esta decisão tem sido alvo de muita discussão no mundo da tecnologia. Alguns poderiam argumentar que a Apple está simplesmente seguindo a sua estratégia habitual de reserva de recursos para os seus iPhones mais caros. E, para ser honesto, isto não é uma surpresa. Afinal, a Apple é conhecida por “fazer uma Apple”, ou seja, criar diferenciação entre os seus modelos de iPhone.

Contudo, esta decisão ultrapassa em muito as expectativas. O novo algoritmo de aprendizagem de máquina da Apple, conhecido como Apple Intelligence, está a ser introduzido em apenas dois modelos de iPhone e eventualmente, em seis no total – quando a série iPhone 16 for lançada. E isso torna os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus, que são os atuais telemóveis topo de gama da Apple, um pouco irrelevantes.

O “problema” da exclusividade

Apple e o seu iOS 18: Uma jogada de génio ou uma limitação artificial? 2

Mas, e as pessoas que usam o iPhone 14 ou o iPhone 13? Estes são dispositivos bastante capazes, mesmo segundo os padrões de hoje. A decisão de fazer a Apple Intelligence exclusiva para os últimos iPhones Pro poderia, de facto, levar as pessoas que usam a versão básica do iPhone a atualizar para um modelo Pro.

Essa é, claro, exatamente a intenção da Apple, que é o que todos os fabricantes de telemóveis querem – vender mais. No entanto, não estou certo de que esta seja uma forma justa de o fazer. Parece mais uma maneira de ludibriar os próprios utilizadores que esperaram algum tempo para ter um gostinho da tão falada “IA” de próxima geração.

Existe uma desculpa válida?

Apple e o seu iOS 18: Uma jogada de génio ou uma limitação artificial? 3

Segundo o analista Ming Chi-Kuo, a limitação está no facto de o iPhone 15 e modelos mais antigos possuírem apenas 6GB de RAM. Mas, se a Apple soubesse que isso seria um problema, teria equipado o iPhone 15 com 8GB de RAM desde o início, tal como fez com o iPhone 15 Pro.

Vai gostar de saber:  Google Messages prepara-se para lançar efeitos 3D ao estilo Snapchat

A questão é: a Apple tem uma desculpa válida para negar a milhões de utilizadores do iPhone o acesso à nova “Apple Intelligence”? Alguns argumentariam que “a Apple está no negócio de vender hardware”, e limitar a nova IA ao iPhone 15 Pro é apenas uma maneira de levar as pessoas a comprá-lo. Mas isso não serve como desculpa/explanação para aqueles que acabaram de comprar um iPhone 15 e descobriram que a versão do iOS 18 que receberão é pelo menos metade do que o seu amigo com um iPhone 15 Pro vai ter.

A Apple conseguirá se safar?

Apple e o seu iOS 18: Uma jogada de génio ou uma limitação artificial? 4

É surpreendente que uma empresa que está a ser processada por vários governos, acusada de se envolver em “ações monopolistas”, pareça tão confortável em criar um monopólio dentro do monopólio – um que envolve apenas um modelo de iPhone.

No final do dia, o anúncio do tão esperado e “monumental” iOS 18 deixa um gosto ligeiramente amargo (de maçã) na minha boca. Eu, que sou um feliz proprietário de um iPhone 13 mini, não esperava que o iOS 18 transformasse o meu iPhone 13 num iPhone 15 Pro. Mas certamente esperava pelo menos um par de truques dignos de IA que facilitassem a minha vida.

Portanto, o que fazer? Deveriam os utilizadores do iPhone levar as suas preocupações para as redes sociais e protestar? Vale a pena lembrar que a Apple pode mudar de ideias se os utilizadores expressarem a sua opinião. Quando a Apple introduziu o Stage Manager no iOS 16, inicialmente disse que o recurso de multitarefa seria exclusivo para iPads com chips da série M. Após alguma reação nas redes sociais, Tim Cook & Co lançaram o recurso para modelos de iPad mais antigos com chips A12Z & A12Z.

Concluindo, se é um entusiasta da tecnologia e está sempre à procura das últimas novidades, o AndroidGeek é o seu portal de eleição. Aqui, não só encontrará notícias atualizadas sobre as últimas tendências tecnológicas, mas também análises aprofundadas que o ajudarão a tomar decisões informadas. Junte-se a nós na nossa viagem pelo fascinante mundo da tecnologia!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!