Android Geek
O maior site de Android em Português

Apple é monopolista e mentirosa. É o que diz a EPIC em tribunal

Estamos a falar sobre o sistema de pagamento in-app; a Apple não permite que programadores com aplicações listadas na App Store dêem aos clientes a opção de usar um sistema de pagamento dentro da aplicação que não seja o da própria Apple. A Apple fica com uma margem de 30% nos pagamentos na aplicação que passam pela sua própria plataforma.

Desde o início da actual batalha judicial entre o programador dos jogos Fortnite Epic e a Apple, a Epic tentou fazer com que o juiz Gonzalez Rogers tomasse uma decisão sobre os termos e condições que a Apple impõe aos programadores de aplicações que a seu ver são ilegais.

Estamos a falar sobre o sistema de pagamento in-app; a Apple não permite que programadores com aplicações listadas na App Store dêem aos clientes a opção de usar um sistema de pagamento dentro da aplicação que não seja o da própria Apple. A Apple fica com uma margem de 30% nos pagamentos na aplicação que passam pela sua própria plataforma.

A Epic tem tentado que o tribunal determine que a Apple é monopolista

A Epic diz que a Apple é monopolista na distribuição de aplicações e no processamento de pagamentos na aplicação. A Epic declara no seu processo judicial que "a Apple não abdica do seu controlo completo sobre a distribuição de aplicações para mais de mil milhões de utilizadores iOS ou sobre o processamento de pagamentos na aplicação. A Apple, por seu lado, afirma que" não é monopolista."

Então, quando a Epic deu àqueles que haviam instalado o seu popular jogo Fortnite da App Store uma opção no ecrã para fazer um pagamento na aplicação diretamente para o programador, a Apple rapidamente expulsou o jogo da App Store e retirou a Epic do seu iOS e contas de programador macOS. A Epic recorreu aos tribunais para fazer com que o juiz impeça a Apple de realizar as acções mencionadas anteriormente contra o seu jogo, o seu motor de jogo Unreal Engine e a próprio empresa.
Na sexta-feira, a Epic entrou com um movimento para uma acção liminar contra a Apple. No processo, a Epic aponta uma série de "meias-verdades e falsidades diretas com a intenção de pintar a Epic como um mau interveniente." Por exemplo, a Apple afirma que a Epic eliminou os pagamentos na aplicação do Fortnite. O programador diz que isso é falso e afirmou que "Isso é falso. A atualização do hotfix da Epic ofereceu IAP (pagamento na aplicação) e pagamento direto da Epic lado a lado. IAP permaneceu disponível no Fortnite até que a Apple bloqueou o IAP após o encerramento da equipa da Epic Conta ID '84. "

Por falar em actualizações, a Apple afirma que o lançamento da Epic em 13 de agosto tem riscos de segurança que o programador negou. A Epic acrescenta que a Apple não foi capaz de mostrar nenhuma evidência de que esses riscos de segurança existam. A Epic também aponta que a alegação da Apple de que a Epic moveu uma ação legal contra ela como uma forma de reacender o hype do Fortnite não é verdade. A Epic acusa a Apple no documento de tribunal "ao apontar uma suposta queda de 70% no interesse no jogo Fortnite entre outubro de 2019 e julho de 2020, a Apple escolheu a dedo os dados do Google Trends relativos aos volumes de pesquisa do Google, a começar erroneamente com um pico de uma semana que ocorreu em outubro de 2019, quando a Epic realizou um evento no jogo que chamou à atenção global. " Durante esse período, os utilizadores do Fortnite realmente aumentaram de acordo com o programador.

E embora a Apple diga que o próprio mercado de aplicações da Epic cobra aos utilizadores e programadores "uma comissão" com base em pagamentos na aplicação, a Epic observa a diferença entre a sua loja e a App Store. Os programadores podem decidir usar o processo de pagamento da Epic para compras na aplicação ou podem usar outra forma de pagamento e não pagar nada à Epic.

A Epic disse ao tribunal que "espera demonstrar no julgamento a ilegalidade da conduta da Apple".  A Apple diz que a solução está nas mãos da Epic. Tudo o que precisa fazer é remover esse link para que o Fortnite retorne à App Store.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!