Apple confirma em entrevista que iPhone 15 vai mesmo ser lançado com USB-C

A União Europeia promulgou recentemente uma lei que torna obrigatório que todos os fabricantes de smartphones lancem equipamentos que possuam a porta USB Tipo C até ao ano de 2024. A lei foi aprovada pelo Parlamento Europeu.

De acordo com as mais recentes informações, a Apple está a considerar substituir a sua porta Lightning por uma porta USB-C num futuro próximo. Há anos que a empresa tem vindo a destacar o uso da sua própria tecnologia proprietária nos seus mais recentes iPhones; no entanto, parece que isto em breve vai mudar.

A União Europeia promulgou recentemente uma lei que torna obrigatório que todos os fabricantes de smartphones lancem equipamentos que possuam a porta USB Tipo C até ao ano de 2024. A lei foi aprovada pelo Parlamento Europeu. A partir de agora, o gigante sediado em Cupertino é a única grande marca na indústria dos smartphones que não adere a este padrão USB em particular.

Apple confirma em entrevista que iPhone 15 vai mesmo ser lançado com USB-C 1

Em vez disso, enviou os seus iPhones com a sua própria porta Lightning, que é um conector proprietário. Agora que a marca já explicou as razões para não adotar a norma USB Tipo C, afirmou também que vai cumprir a ordem de venda dos seus iPhones na Europa em 2024. Esta afirmação foi feita depois de a marca ter explicado previamente as razões para não adotar a norma.

O líder de marketing da Apple, Greg Joswiak, divulgou a informação numa entrevista ao The Wall Street Journal. Durante a entrevista, o executivo foi citado disse: “Claro, teremos que cumprir; não temos outra escolha. Além disso, referiu que a empresa está descontente por ter sido obrigada a adotar o USB Tipo C para o iPhone. De acordo com Joswiak, a Apple não teria sido capaz de desenvolver a porta Lightning ou a porta USB Tipo C se a empresa tivesse optado por utilizar micro portas USB no passado. No entanto, parece que a série iPhone 15 pode ser o primeiro smartphone alguma vez produzido pela marca a implementar a mudança.

Apple confirma em entrevista que iPhone 15 vai mesmo ser lançado com USB-C 2

O funcionário afirmou mesmo que afastar-se das portas Lightning e em direção às portas USB Tipo C resultaria também numa quantidade significativa de resíduos eletrónicos. Apesar disso, parece que a empresa que fabrica iPhones tem planos para começar a enviar equipamentos com a mudança necessária até ao ano de 2024. Esta não será a primeira vez que a Apple introduz um produto com uma porta USB-C; o iPad da 10ª geração já tem um, e a empresa incorpora portas USB-C nos seus computadores Mac também. Por isso, isto seria apenas uma questão de tempo até acontecer.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!