Android Geek
O maior site de Android em Português

Aplicação Android do Facebook em breve terá um modo escuro global

O Facebook ainda está a trabalhar no Dark Mode na aplicação principal e vai demorar um pouco até que a empresa torne o recurso público.

O Facebook implementou o Dark Mode na sua aplicação Messenger em março deste ano, e agora está prestes a expandir esta funcionalidade para o a sua aplicação principal para o Android.

A gigante de Mark Zuckerberg já começou a trabalhar no Dark Mode , mas a especialista em engenharia reversa Jane Wong - que anteriormente descobriu recursos de desenvolvimento no Facebook e no Instagram - relata que a empresa planeia implementar esse recurso tão solicitado em toda a aplicação.

Aplicativo Android do Facebook em breve terá um modo escuro

O Facebook ainda está a trabalhar no Dark Mode na aplicação principal e vai demorar um pouco até que a empresa torne o recurso público.

Já têm o Dark Mode no Facebook Messenger?

Conforme revelado por Jane Manchun Wong, a aplicação de mensagens começou a implementar a opção de interface do utilizador escura para um número limitado de utilizadores que vivem em apenas alguns países. De momento, a lista exata de mercados ainda não está clara, mas pelo que parece, Portugal não está presente na lista.

Seguindo os passos de outras implementações do Modo Escuro, o novo recurso do Messenger transforma o preto de fundo anteriormente branco. Além disso, o texto em preto é alterado para branco e tudo o que é cinza claro na interface do utilizador padrão é substituído por um tom mais escuro. No entanto, os elementos coloridos permanecem completamente inalterados.

O modo escuro é um recurso que estamos a ver cada vez mais programadores apresentarem nas suas aplicações, para isto muito contribuiu as iniciativas do Google de abordar esta questão. A boa notícia é que, se são utilizadores do Facebook Messenger e querem ver o modo escuro chegar à aplicação, estão com sorte porque graças a um Easter Egg, os utilizadores poderão ativar o modo escuro dentro da aplicação sem precisarem de ROOT nos dispositivos.

Como ativar o modo escuro do Facebook Messenger

Certifiquem-se de que têm a última versão do Facebook Messenger que podem instalar via Google Play.

  1. Iniciem a aplicação e abra qualquer conversa.
  2. Enviem o emoji 🌙 (lua crescente) no chat e verão uma chuva de emojis lunares caindo do topo do ecrã.
  3. O utilizador será então recebido por uma mensagem dizendo: "encontrou o modo escuro!"
  4. Dirijam-se às configurações do Messenger e deve haver uma opção que ativa ou desativa o modo escuro.
  5. O utilizador também será saudado por outra mensagem avisando que o modo escuro ainda está em teste e que algumas partes da aplicação talvez ainda não reflitam o modo escuro.

Isso deve funcionar em praticamente todos os Android (e até mesmo dispositivos iOS). Se não virem a opção de ativar mesmo depois de enviar o 🌙, tentem tocar nele para ver se resolve. O Facebook ainda tem que confirmar quando o modo escuro será lançado para os utilizadores em massa, por enquanto, se se depararem com algum problema, tenham em mente que é provável, porque ainda está em teste.

No passado, o modo escuro podia ser ativado, mas exigia que os utilizadores fizessem ROOT ao telefone e digitassem um comando no terminal.

Já experimentaram? O que acham?

 

Fonte

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais